Você acredita que ainda existem diversas empresas no mercado que não entenderam a necessidade de se posicionar no meio digital? Hoje vamos conversar sobre a transformação digital e eu espero que esse “bate-papo” te ajude a pensar em como você pode usar estratégias digitais para transformar sua empresa ainda neste trimestre.
Muitas empresas revolucionaram a forma como consumimos produtos e serviços. O que a Netflix, Airbnb, Google, Spotfy, Nubank e tantas outras empresas tem em comum?
Elas usaram o poder do digital para transformar indústrias inteiras.
Um detalhe importante e que muitas pessoas não observam é que no mundo digital qualquer empreendedor tem condições reais de agarrar as oportunidades e aproveitar os benefícios dos efeitos positivos da Transformação Digital, sem a necessidade de investir milhões ou até mesmo ficar anos esperando o resultado do investimento.
A Transformação Digital torna qualquer empresa competitiva no mercado, até mais do que isto, participar desta transformação virou uma questão de sobrevivência.
Vejamos alguns dados que encontrei em algumas pesquisas para esta conversa com você: 68% das empresas que viram a receita cair em meio a Covid-19, 90% mantiveram ou ampliaram o orçamento para o digital; Empresas que adotaram estratégias de transformação digital aumentaram o desempenho durante a pandemia; 30% das empresas, atuais, possuem capacidades digitais essenciais, tais como processos automatizados ou ecossistemas digitais integrados; Menos de um terço das empresas estão digitalmente preparadas para o mercado; 67% da jornada de compra atual é digital. E por último e mais importante é que uma pesquisa realizada por uma gigante digital, descobriu que 86% dos compradores pagarão mais para terem uma experiência melhor, por isso oferecer experiências únicas e integradas (off-line e online) será a chave do sucesso daqui em diante.
Gosto de utilizar com meus clientes um termo que inventaram: “ONFF line”. Mas afinal o que é onff-line? Exatamente o que mencionei acima, estratégias On-line, ou seja, utilizar a Transformação Digital em todos os pontos possíveis para que o seu cliente possa se sentir realmente inserido dentro do contexto da solução que você oferece, entretanto, associar as campanhas digitais com o que está acontecendo no mundo palpável, o mundo físico, através das estratégias off-line.
Independente do mercado que você atua, comece a se perguntar se o seu negócio está adaptado, ou se adaptando às atuais mudanças. Será que o seu produto ou serviço precisa se adequar para que a proposta de valor da sua empresa realmente alcance o seu novo consumidor? Será que o seu produto continua competitivo?
Muitos imaginam que a Transformação Digital é apenas implementar novas tecnologias em uma empresa, e é claro que a tecnologia tem uma participação crucial para aumentar o desempenho e os resultados de uma companhia. Com certeza sistemas de gestão, gerenciamento pessoal e diversos outros podem e irão, uma vez bem implementado, sem dúvida alguma acelerar os resultados, melhorar a comunicação e promover uma melhor interação entre as equipes, entretanto, não basta ir por aí no Google pesquisar ferramentas e sair investindo em softwares e aplicações web. Se fosse assim bastaria apenas investir boas quantias de dinheiro para alcançar o sucesso. Sua equipe e seus clientes precisam enxergar o valor e o propósito que existe ao utilizar tais ferramentas e isto prova uma coisa que o dinheiro não compra: Cultura.
Neste sentido o processo de Transformação Digital vai muito além de aplicativos e softwares, precisa ser acompanhado de uma mudança estrutural, da sua equipe, da sua liderança até que reflita no seu “novo consumidor”. A mudança do analógico para o digital começa dentro da rotina das equipes e vai até a experiência do consumidor final, lá na pontinha final do processo e isso nos faz enxergar que esta transformação é sustentada por pilares que veremos na próxima edição, entendendo mais deste assunto tão importante e que é extremamente relevante no atual cenário.
Fique atento e não perca a próxima edição, pois além de abordar os pilares desta transformação veremos um estudo de caso prático para te auxiliar na sua tomada de decisão rumo a transformação digital.
“Oferecer experiências únicas e integrar o On+Off será a chave do sucesso daqui em diante” [Renato Angelo]