Transformação digital – Parte II

Que tal entender os pilares da transformação Digital, agregar valor e ter um negócio realmente inovador?

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Na edição anterior iniciamos um assunto importantíssimo no cenário atual. Fizemos uma abordagem sobre a Transformação Digital e na importância de oferecer experiências únicas, integrando o On+Off, como a chave principal deste novo período de sucesso. Hoje como prometido vamos continuar falando sobre os pilares desta transformação, além de um breve estudo de caso para abrir nossas mentes com novas ideias.

Antes de continuar, caso não tenha lido a Parte I deste artigo, quero sugerir a você que acesse o site do jornal através do QRCode ao lado e leia. Bom, vamos ser diretos e objetivos e iniciar com os pilares:

1 – Nova Tecnologia – as tecnologias são convergentes (uma impulsiona a outra) e isto faz com que cada vez mais estejam mais baratas e melhores;

2 – Nova Economia – que é amparada por uma competição transversal (empresas de determinado segmento tomando mercado de outro segmento) e assimétrica (empresas de dimensões diferentes disputando o mesmo mercado)

3 – Nova Gestão – Com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo a gestão deve ser rápida e ágil para saber lidar com a imprevisibilidade, aprender ao longo da vida (lifelong learning) e desenvolver novas habilidades (continuous Reskilling)

Ok, com tanta informação como faço para colocar minha empresa dentro de um processo de transformação digital e como esta transformação pode posicionar minha marca ainda mais no mercado?

Minha dica para você, assim como em outras conversas é que você possa estar sempre bem assessorado. Dá para começar por conta própria, com horas e horas de pesquisa e muita dedicação? Sim, entretanto, existem profissionais que estão aptos e dedicam essas horas afinco para te entregar estas soluções como uma verdadeira solução, pois muitas “aparentes soluções” não agregam o devido valor a jornada do seu cliente final ou da sua equipe e acaba sendo um processo que dificulta a experiência de compra e com isso burocratiza ao invés de tornar o processo agradável e rentável.

Vamos fazer um estudo de caso breve, simples e rápido? Acredito que vai te ajudar, vejamos:

Empreendimento: Uma loja do ramo de artigos de vestuário e acessórios, situada em uma avenida de alta circulação de potenciais clientes e que também possui uma vitrine no shopping local

Problemática: Muitas pessoas passam em frente às lojas, veem os destaques na vitrine, são clientes em potencial, mas por motivos extras, horário de almoço corrido, compromissos extras, dentre outros…, não podem “parar” e entrar para consultar preços e experimentar as peças expostas.

Solução implantada: Analisou e contratou uma aplicação inovadora (Nova Economia). A aplicação é um catálogo digital, que é acessado através de um QRCode (nova tecnologia) com a câmera do celular. Este QRCode por sua vez fica em um simples adesivo nos vidros de suas vitrines físicas, e no shopping em um pequeno display dentro da vitrine (solução simples); com isto seus clientes poderiam acessar a vitrine de forma digital.

Agora os produtos destaques estão na palma da mão dos potenciais compradores e com apenas um clique de distância para se comunicar com à equipe de vendas (Nova Gestão), o que aumentou significativamente as entradas financeiras e as encomendas delivery.

Um ponto de partida que pode ajudar é entender como alguns modelos de negócio funcionam e como eles rompem a cadeia de valor para criar a chamada disrupção. A Transformação Digital é o processo de promover esse “rompimento” e criar um negócio de fato, inovador e que gere valor em seus mercados.

No estudo acima vemos uma solução simples, um catálogo digital acessado pelo celular colocando a vitrine na palma da mão do cliente potencial; mas temos também uma equipe preparada para essa ruptura com o contato físico, através das ações On+Off alinhadas de forma estratégica. Sempre que a vitrine física é renovada, a digital também passa por atualização, fazendo com que a experiência seja similar em ambos os cenários.

Existem centenas de modelos de negócio que usam um mindset digital como estratégia, e tudo está ligado para gerar valor, mas esse é um outro assunto que vou deixar para uma nova oportunidade. Promova a transformação digital em seus empreendimentos lembrando sempre de preparar sua equipe para gerar ainda mais valor na sua organização.

Romper a cadeia de valor através do conhecimento, entendendo como alguns modelos de negócio funcionam é sem dúvida alguma um ponto de partida para a disrupção” [Renato Angelo]

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