Pioneiro e ex-vereador, Geraldo Bornia faleceu em Marialva

Postagem da Câmara em suas redes sociais (Crédito: Reprodução)

Em Marialva, cidade vizinha a Maringá, morreu o ex-vereador Geraldo Franzini Bornia. A Câmara declarou luto e suspendeu a sessão desta segunda-feira, 3 de junho. Ele era pioneiro da Capital da Uva Fina e fundou o 1º Tabelionato de Notas e de Protesto de Títulos, muito conhecido e ponto de referência na região.

Bornia passou pela Câmara marialvense em três mandatos (1960-1964, 1965/1969 e 1989-1992). Foi também presidente do Legislativo (Biênio de 1989/1990). Era natural de Presidente Bernardes (SP), mas fez carreira em Marialva.

Minha Página AMP

Faleceu aos 91 anos, por complicações após passar por uma cirurgia intestinal. Além da esposa, Ieda Ramos Braga Bornia, deixa três filhos.

O sepultamento ocorreu hoje, 3, no Cemitério Municipal de Marialva.

Presidente
O atual presidente da Câmara de Marialva, Carlos Eduardo Siena, o Coco, em nome dos demais vereadores, decretou luto oficial e determinou que a bandeira do município fosse hasteada a meio mastro, em frente ao prédio da Câmara, em homenagem à memória de Geraldo Bornia.

Pré-Candidato
O jornalista Victor Simião lançou sua pré-candidatura à Câmara de Vereadores de Maringá. Desde que deixou o comando da Secretaria de Cultura, essa decisão já era esperada e aguardada pela classe artística maringaense. Ele ganhou projeção pelo trabalho na Semuc, dando visibilidade aos projetos da área. O “sim” ocorreu durante evento na Zona 8, na Cidade Canção, neste domingo, 2 de junho.

Pré-Candidato 2
“Essa foi uma decisão pensada após conversar com muitas pessoas. Manter uma postura de defesa a ocupação de espaços públicos por parte da população; defender a moradia popular; defender as políticas culturais; enfim, sinto que precisamos continuar progredindo!”, escreveu Simião, que destacou a construção do projeto de uma cidade inclusiva e democrática.

Victor Simião (Crédito: Divulgação)

Concurso
Estão abertas as inscrições do concurso público para o cargo de auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O prazo vai até 18 de junho, ao custo de R$ 125, via online (link: https://encurtador.com.br/YUHFA).

Secretaria
A Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes tem novo comando. Nesta segunda-feira, 3, Anderson Carrard tomou posse como titular, substituindo Ana Nerry.

Secretário
Carrard é graduado em gestão pública e serviços jurídicos e tem especialização em governança municipal. Atuou como diretor de Assuntos Comunitários no Gabinete do Prefeito, superintendente da Secretaria de Segurança e atualmente é superintendente na Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes.

Anderson Carrard é graduado em gestão pública e era superintendente da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Crédito: Rafael Macri/PMM)

Desistência
A presidente municipal do Democracia Cristã, Claudia Bochi, anunciou sua desistência da pré-candidatura a prefeita de Maringá. Razões: “por motivos pessoais e particular da minha própria decisão”, diz no comunicado à imprensa.

Agradecimento
No texto, Bochi agradece a maneira profissional e respeitosa da imprensa de Maringá e região, “sempre incentivando a participação da mulher na política”. Vale lembrar que ela foi entrevistada por este O Maringá no período em que era pré-candidata.

Scabora
Em suas redes sociais, o prefeito Ulisses Maia anunciou que o vice Edson Scabora é pré-candidato à Prefeitura de Maringá. “Juntos, há mais de 7 anos, construímos uma gestão transparente e humanizada, sempre colocando nossa cidade à frente”, diz Maia.

Scabora 2
Maia deu indicativos mais do que claros de sua preferência para um possível candidato do grupo à principal cadeira do Paço Municipal. Mas, sempre é bom lembrar, que ainda se está no período de pré-candidaturas. Ou seja, nada resolvido e registrado.

Adiado

A Prefeitura de Maringá informa que devido a uma viagem oficial do prefeito Ulisses Maia nesta terça-feira, 4, a cerimônia de posse de Miriam Scabora como secretária de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa foi adiada. Uma nova data da cerimônia de posse será comunicada em breve.

Trajetória

Miriam Scabora é formada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em gestão escolar e atua como diretora do Colégio Anglo Maringá. Com experiência na área do voluntariado, atuará na Secretaria de Assistência Social para reforçar as políticas públicas desenvolvidas pelo município para transformação social e que garantem o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade.

Crédito: Arquivo Pessoal

Funil
O cenário começa a se afunilar para as eleições municipais de 2024. Algumas propostas saem de campo e outras tomam corpo. É natural, faz parte do jogo. Até o período de registro das candidaturas, muita água ainda vai correr por baixo dessa ponte.

Audiência
A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), promove audiência pública para ouvir a população e apresentar as revisões das leis complementares à Lei do Plano Diretor sobre uso e ocupação de solo e do sistema viário. O encontro será em 19 de junho, às 19h, na Câmara de Maringá.

Crédito: Rafael Silva/PMM

Audiência 2
Os interessados em participar da audiência devem realizar inscrição no dia do evento, a partir das 18h30. As contribuições sobre as minutas dos projetos também podem ser feitas por e-mail (ipplam_planodiretor@maringa.pr.gov.br) até 19 de junho.

Entenda
A lei complementar de uso e ocupação do solo de Maringá (nº 888/2011) é responsável pela gestão do espaço urbano, com a determinação da localização dos diversos tipos de atividade e informações a respeito do uso do espaço urbano e rural e dimensões permitidas.

Femucic
Estão abertas as inscrições para um dos principais festivais musicais do Sesc no Paraná: Femucic. O Festival de Música Cidade Canção (Ano 45) ocorrerá entre os dias 18 e 21 de setembro em Maringá. Acesse: www.sescpr.com.br

Sair da versão mobile