O eleitorado do Paraná cresceu 2,04% na comparação com o ano de 2022 (quando tinha 8.475.632 eleitores e eleitoras) e chegou a 8.645.891 pessoas. Esses são os números apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PR).
Curitiba é a cidade no estado com o maior eleitorado (1.423.722 pessoas), seguida de Londrina (399.730), Maringá (300.286) e Ponta Grossa (259.463). Os municípios com menos eleitoras e eleitores são Jardim Olinda (1.363), Nova Aliança do Ivaí (1.586), Santa Inês (1.703) e Miraselva (1.851).
A capital concentra a maior parte do eleitorado, representando 16,46% do total no Paraná. Em comparação, Curitiba tem cerca de mil vezes mais eleitoras e eleitores do que Jardim Olinda. Mesmo em relação à Londrina, segundo município com mais pessoas aptas a votar, a diferença ultrapassa 1 milhão de indivíduos.
Segundo turno
Nas Eleições 2024, São José dos Pinhais (que conta com 222,6 mil eleitores) e Foz do Iguaçu (que tem 204,3 mil eleitores) poderão ter segundo turno pela primeira vez. De acordo com o artigo 3° da Lei n° 9.504/1997, cidades com mais de 200 mil pessoas aptas a votar podem receber um turno extra em pleitos municipais.
Dessa forma, caso nenhum dos candidatos a prefeito e vice-prefeito garanta 50% dos votos mais um, sem contar os nulos e os brancos, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro. Além de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, podem receber turno extra Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Locais de votação
O local de votação com o maior número de eleitores aptos é o Colégio Anglo Americano, em Foz do Iguaçu, com 13.478 votantes. Em segundo lugar, aparece a Universidade Tuiuti do Paraná (Campus Barigui), em Curitiba, com 12.497 votantes, seguida do Colégio Estadual Senhorinha Moraes Sarmento, também em Curitiba, com 9.586 eleitores, e da Universidade Estadual de Maringá, com 9.182.
Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais de outubro próximo. O Brasil terá 155,9 milhões de eleitores que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Eleitores 2
Segundo o tribunal, o número representa aumento de 5,4% em relação às eleições de 2020. O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Menor e maior
O município de Borá, no Estado de São Paulo, terá o menor número de eleitores em outubro: 1.094 pessoas estarão aptas a votar. A cidade de São Paulo apresentará o maior eleitorado: 9,3 milhões. O Rio de Janeiro somará 5 milhões de eleitores.
Convenções
Em Sarandi, o ex-prefeito Carlos Alberto de Paula Júnior (PSB) fará sua convenção partidária neste domingo (21), às 9h, na avenida Londrina, 761. As legendas envolvidas são o PSB, PL, Rede Sustentabilidade e PDSB.
Convenções 2
Assim, De Paula aproveita o primeiro dia do prazo eleitoral para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Scabora
Em Maringá, o vice-prefeito Edson Scabora (PSD) fará sua convenção no próximo dia 27, às 9h30, no Parque de Exposições (Centro de Convenções II). Ele vai confirmar sua candidatura a prefeito para as eleições municipais de 2024.
Lançamentos
Um fenômeno novo nesse período que antecede as eleições é o lançamento de pré-candidaturas a vereador. Era comum isso ocorrer apenas aos postulantes do Executivo. Mas em 2024, vários nomes vêm fazendo isso para a Câmara.
Miguel Fernando
Na manhã deste sábado, 20 de julho, o historiador e turismólogo Miguel Fernando lançou oficialmente sua pré-candidatura à Câmara de Vereadores de Maringá. O evento ocorreu na Tulha ao lado do Museu Unicesumar, reunindo figuras como o prefeito Ulisses Maia e o vice Scabora. Além de pioneiros e convidados.
Miguel Fernando 2
Em vídeo, o publicitário Michael Tamura, o empresário Wilson Matos e a secretária estadual de Cultura Luciana Casagrande Pereira prestaram depoimentos com elogios a Miguel Fernando, que é coordenador do bem-sucedido projeto Maringá Histórica.
Indiana Jeca
Um dos momentos curiosos do evento foi quando Miguel Fernando pegou seu chapéu e botou na cabeça, lembrando que uma pessoa havia dito que ele parecia uma espécie de “Indiana Jeca”, em referência a dois ícones do cinema: o personagem Indiana Jones; e o produtor/ator Amacio Mazzaropi, que consagrou o Jeca Tatu na telona.
Indiana Jeca 2
Longe de ficar ofendido com o comentário jocoso, Miguel disse que estava honrado com a referência a Mazzaropi, figura de sucesso do cinema popular no Brasil.
Salgueiro
Já Angelo Salgueiro fará o lançamento de sua pré-candidatura a vereador na próxima quinta-feira, 25 de julho, no auditório do Podemos (av. Mauá, 1.988), às 19h30. Pelas redes sociais, Salgueiro, que foi colunista do Jornal do Povo, confirmou a presença do pré-candidato a prefeito de Maringá Silvio Barros.
Acema
Grande festa na Acema para o lançamento do 33º Festival Nipo-Brasileiro. Tudo regado com um saboroso jantar (sukiyaki no cardápio) e apresentações musicais (taiko, por exemplo), na última quarta-feira, 17.
Acema 2
Como não podia ser diferente, autoridades e políticos marcaram presença. Mas por conta das limitações do período eleitoral, quem é pré-candidato não pôde subir ao palco para o cerimonial.
Acema 3
O único político que fez uso da palavra foi o deputado federal Luiz Nishimori. Ele exaltou a alegria e as tradições do povo japonês no Festival Nipo-Brasileiro. Aliás, destacou que é o segundo maior evento de Maringá.
Presidente
Como o presidente da Acema, Afonso Akioshi Shiozaki, estava fora de Maringá, a entidade foi representada pelo vice Celso Seitiro Otake durante a cerimônia de lançamento do festival.
Recesso
A Assembleia Legislativa do Paraná está com as atividades do primeiro semestre encerradas e agora vive o período de recesso regimental até 5 de agosto.
LDO
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025. A nova legislação, que estabelece metas e prioridades fiscais para o próximo ano e orienta a elaboração do orçamento anual, alinha-se ao objetivo do governo do Estado de abrir mais espaço orçamentário para investimentos públicos no Paraná.
LDO 2
Segundo o governador, o Estado do Paraná já vem observando aumento nos investimentos nos últimos anos. Entre o primeiro quadrimestre de 2019 e o mesmo período de 2024, os valores dedicados a esse tipo de rubrica cresceram mais de 300% – de R$ 462 milhões para R$ 1,9 bilhão.
Simepar
O engenheiro florestal Paulo de Tarso de Lara Pires é o novo diretor-presidente do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ele tomou posse na última quinta-feira, 18.
CNT
A 27ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias vai analisar mais de 6 mil quilômetros de estradas paranaenses. A coleta começou em 24 de junho em 13 estados brasileiros.