Receptividade maringaense faz bem à secretária estadual de Cultura

Secretária Luciana Casagrande Pereira atendeu a imprensa antes de iniciar o evento (crédito: Cristiano Martinez)

A secretária de Cultura do Paraná Luciana Casagrande Pereira cumpriu agenda em Maringá, na quarta-feira, 3 de julho, para inaugurar o escritório do Núcleo Regional de Cultura do Noroeste. Coordenado por Cezar Felipe Cardozo Farias, trata-se de escritório localizado na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Emocionada, a secretária disse que a recepção em Maringá funcionou como um “remédio”, pois havia amanhecido mal de saúde, estava doente, e planejava apenas ler seu discurso, para evitar erros. Mas o ânimo voltou e a fala saiu naturalmente, na linha.

A agenda de Luciana Casagrande Pereira é intensa nesta semana, com inaugurações dos Núcleos Regionais de Cultura em sete universidades, nas suas respectivas macrorregiões.

A expectativa é de sua volta mais vezes a Maringá, repetindo visitas como aquela da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), em 2023.

Autoridades
Em Maringá, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais, caso do reitor da UEM, Leandro Vanalli, e de sua vice Gisele Mendes. Além do secretário municipal de Cultura Paulinho Schoffen; e de ex-titulares da pasta, como Victor Simião e Miguel Fernando. Aliás, estes dois últimos são pré-candidados a vereador.

BPP
Uma das figuras presentes ao evento em Maringá era o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Luiz Felipe Leprevost. Ele é escritor, músico e um dos nomes de proa da cena cultural de Curitiba. Simpático e atencioso, conversou com a reportagem de O Maringá. Um dos assuntos foi o jornal “Cândido”, publicação mantida pela BPP e que chega aos quatro cantos do Estado. Jornal de literatura com assuntos de repercussão em suas páginas.

Diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost (à dir.) marcou presença no evento (Crédito: Cristiano Martinez)

Imprensa
O jornal O Maringá foi um dos veículos que fez a cobertura da inauguração do NRC do Noroeste, na UEM. A cultura e suas políticas públicas é uma das frentes do jornal em Maringá, tanto no digital quanto no impresso.

Scabora
A futura candidatura de Edson Scabora ao Paço Municipal ganha força no grupo comandado pelo prefeito Ulisses Maia. Neste exato momento, não tem outro nome para a disputa com a chancela do atual prefs.

Scabora 2
Neste sábado, 6 de julho, está agendado o lançamento da pré-candidatura de Scabora, no Parque de Exposições, às 10h. O movimento é chamado de “#Bora Scabora”, em trocadilho com o nome do atual vice-prefeito da Cidade Canção.

Edson Scabora é vice-prefeito de Maringá (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)

Fiação elétrica
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 4 de julho, os vereadores de Maringá analisaram sete projetos e 15 requerimentos de informação ao Executivo. O destaque foi a aprovação, por 14 votos, do substitutivo ao projeto de lei 16.338/2022, de autoria da vereadora Ana Lúcia Rodrigues, instituindo diretrizes para a execução da Política Municipal de Transição e Substituição das Redes Aéreas de Fiação Elétrica, de Telecomunicações e de Dados por Redes de Fiação Subterrâneas no Município de Maringá.

Crédito: Assessoria de Imprensa/CMM

Fiação elétrica 2
A proposta é que seja gradativa a substituição aérea por subterrânea das redes de distribuição de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados via fibra óptica, de televisão a cabo e quaisquer outros tipos de redes de transmissão telemática. Entre os objetivos estão, por exemplo, primar pela segurança da população considerando a ocorrência de eventos climáticos adversos; evitar os prejuízos e transtornos decorrentes da interrupção dos diversos tipos de serviços de transmissão e minimizar os impactos negativos que podem ser gerados à arborização urbana do município quando houver serviços de manutenção das redes de cabeamento aéreos.

Sair da versão mobile