Com o passar do tempo temos visto que cada vez mais abrem vertentes na música, novos ritmos, novos segmentos, mas a musica infantil continua ali firme e forte.
Com o desenvolvimento cognitivo e perceptivo das crianças conforme os anos vão passando é muito importante analisar o que se ouve principalmente perto das crianças, pois é normal surgirem perguntas o tempo todo sobre o significado das palavras ditas nas músicas adultas.
A importância em manter um relacionamento criança e musica é gigantesca, pois ajuda no desenvolvimento dos pequenos em várias áreas e fases do seu crescimento.
Mas o que realmente ajuda eles para que cresçam e se desenvolvam como pessoas corretas, do bem e com discernimento do certo e erra? Nesta mesma coluna já foi publicada uma matéria sobre que tipo de desenho é indicado para as crianças, e aqui assim como nela não vamos entrar em méritos religiosos ou polêmicos, mas vamos deixar a dica.
É importante que você permita a seu filho musicas que lhes tragam conhecimento e os desenvolva perspectivamente de forma positiva dentro da sua realidade, dentro do seu cotidiano sobre o que eles vivem e percebem ao seu redor. Aí vai de você o que quer mostrar a ele e o que acha que a criança esta pronta para entender. Pois elas têm a capacidade de perceber uma mentirinha e até mesmo te questionar sobre assuntos ou palavras ouvidas constrangedoras.
A maior importância é perceber o que se diz nas músicas, o que elas querem dizer e qual a realidade que você quer dentro da sua casa com seus filhos. Pois principalmente a repetição é algo muito comum no desenvolvimento, e dependendo do que a criança ouvir ela pode te colocar em situações constrangedoras como por exemplo ser chamada a escola pois seu filho está dizendo palavras que não são adequadas a idade dele e nem ao local.
A criança repete o que vê e o que ouve, tudo que ela percebe ao seu redor, e a música em si, que já foi criada para chamar atenção e ser envolvente, envolve e captura a atenão das crianças de forma muito fácil.
Por isso cuide com o que você ouve perto das crianças, o que você fala e o que você vive, mediando claro o que você quer para seu pequeno.