A Prefeitura de Maringá ouve as demandas da comunidade para planejar o desenvolvimento da cidade. Como acontece nas audiências públicas promovidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), em que a população dá sugestões sobre investimentos, reformas e obras. Entre os assuntos discutidos em audiências públicas está a criação de uma zona mista na região sudeste da cidade.
Em audiência realizada em setembro, a comunidade apresentou propostas sobre as avenidas Monteiro Lobato e Guedner e córregos Merlo e Moscados. Com a mudança de zoneamento, o local seria destinado tanto para ocupação residencial quanto para comercial. Agora, o Ipplam avalia os apontamentos da comunidade.
“Nós não fazemos a cidade sozinhos. É importante a participação da comunidade. A audiência foi bem participativa, tiveram alguns apontamentos quanto à inclusão de alguns lotes, e nós gravamos e anotamos todas as sugestões. Agora, estamos avaliando os apontamentos e, posteriormente, o projeto será encaminhado para ser votado na Câmara de Vereadores”, explica a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca.
Foram abordadas a construção de edifícios de até sete pavimentos num ponto e de até 20 pavimentos em outro, em áreas destinadas ao comércio e gastronomia, espaço de convivência e jardins, entre outras situações. Todas as referências passaram pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) e foram apontadas nas audiências públicas, indicadas pela comunidade.
Neste ano, o Ipplam já promoveu diversas audiências públicas, numa iniciativa da gestão Ulisses Maia em ouvir a comunidade para uma gestão democrática, transparente e inclusiva. Entre os temas já abordados estão: Plano Diretor, criação de eixos comerciais, o desenvolvimento sustentável, entre outros temas.
Fonte: Prefeitura de Maringá