Cinco pré-candidatos a governador do Paraná, saiba quem são eles e como estão na pesquisa eleitoral de 2022.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Conheça os pré-candidatos a governador do Paraná, que irão concorrer a uma vaga ao palácio do Iguaçu, sede do governo estadual do Paraná. Entre eles estão os nomes do atual governador Ratinho Junior (PSD), e ex-governador Roberto Requião (PT) e Cesar Silvestri Filho (PSDB), ex-prefeito de Guarapuava-PR.

A poucos meses para convenção partidária, alguns partidos políticos, já divulgaram os seus pré-candidatos(a) a governador(a), a escolha pode ser feita até o dia até 5 de agosto, quando o prazo acaba. Uma pesquisa realizada com os eleitores do Paraná, divulgada na última sexta-feira (17/06), no jornal gazeta do povo, mostra Ratinho Jr (PSD) com 48,5% de intenção de votos e em segundo lugar o ex-governador Roberto Requião (PT) com 25,2%, contra 4,7% Cesar Silvestri Filho (PSDB) em terceiro lugar.

Conheça o perfil dos pré-candidatos ao governo do estado:

Carlos Massa Ratinho Junior (PSD)

Atual governador do Estado no mandato 2018/2022, Carlos Massa Ratinho, já foi deputado estadual, federal, secretário estadual e também disputou a prefeitura de Curitiba, em 2012. No âmbito da administração pública estadual, Ratinho Junior atuou na chefia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) durante a gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB).

Ratinho Junior é filho do apresentador Ratinho, dono da emissora Massa FM/TV onde trabalhou como comunicador, sua área de formação Marketing e Propaganda. Em 2018, venceu as eleições para governador no primeiro turno com 59,99% dos votos, Ratinho está em busca de sua reeleição.

Roberto Requião (PT)

O ex-governador Roberto Requião de Mello e Silva, é um advogado, jornalista, urbanista e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Pelo Paraná, foi governador por três mandatos, senador em duas ocasiões, secretário de Desenvolvimento Urbano durante o governo Alvaro Dias e deputado estadual, além de prefeito da capital Curitiba.

Em março depois de sair do MDB, pois estava sem força política, se filiou ao PT um dos principais partido de oposição ao governo de Ratinho Junior (PSD). Requião em uma entrevista ao UOL disse que “o estado está sem governo atualmente e criticou o alinhamento de Ratinho Jr. (PSD) com o presidente Jair Bolsonaro (PL)” afirmou o ex-governador.

Na pesquisa Requião (PT) aparece com 25,2%, em segundo lugar, o nome do ex-governador começou a crescer depois do apoio do ex-presidente Lula (PT) que é um dos puxadores de voto de Requião no Paraná.

Cesar Silvestri Filho (PSDB)

 

Cesar Silvestri Filho é ex-prefeito de Guarapuava (PR), formado em Direito e já foi deputado estadual. o nome do ex-prefeito é cotado para concorrer a eleição 2022 como terceira via, para enfrentar o atual governador Ratinho Jr (PSD) e o ex-governador Requião (PT).

Em entrevista ao portal Uol, Silvestri disse “Estamos com o menor efetivo de polícia da história. não foi contratado um único policial desde que o governo Ratinho foi iniciado. Estamos com o menor número de delegados por ambiente do Brasil. Todo esse ambiente esgarça muito essa relação.”

Cesar aparece na pesquisa como terceiro colocado 4,7%, sendo nome escolhido pela terceira via, um dos nomes mais próximo ao governo Bolsonaro (PL).

Filipe Barros (PL)


É deputado federal que faz parte da bancada de apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), Barros já foi vereador de Londrina e deixou o mandato para assumir uma cadeira na câmara federal. A carreira política do jovem congressista começou no MBL (Movimento Brasil Livre). Felipe Barros é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de vazamento de informações sigilosas de inquérito que investiga suposto ataque de hackers às urnas eletrônicas em 2018.

Professora Angela Machado (PSOL)

Professora de rede pública estadual, Angela Machado é uma militante atuante nos direitos a educação e defende também a “desmilitarizada” da Polícia Militar e Civil, formando um único corpo policial no estado. Em março o Psol lançou a pré-campanha da professora para concorrer ao palácio do Iguaçu como um nome de esquerda, para fazer palanque ao ex-presidente Lula, em um eventual segundo turno entre Ratinho Jr e Requião, o PSOL pode apoiar o candidatado do PT, Requião.

O primeiro turno da eleição de 2022 está marcado para acontecer no primeiro domingo de outubro, dia 2. E, caso seja necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile