Notícias em Destaque
01/10/2018 – Formação orienta atendimento socioeducativo de adolescentes
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou na manhã desta segunda, 1, formação sobre o atendimento socioeducativo para adolescentes autores de atos infracionais. O evento foi direcionado para servidores que atuam diretamente com crianças e adolescentes e atuantes de Ong′s.
A palestra foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ailton José Morelli e a professora Verônica Muller. Eles explicaram os direitos garantidos pela legislação, além dos planos e sistemas nacionais, estaduais e municipais que incluem os adolescentes na sociedade, por meio de atendimento e políticas públicas.
“Essas organizações são uma das formas de garantir os direitos desses grupos considerados vulneráveis”, disse Ailton. O evento também teve contação de histórias sobre o tema e vídeos com depoimentos de adolescentes participantes de projetos sociais.
Atenta às reflexões da capacitação, a servidora da Saúde, Raquel Barros, diz que a formação é de extrema importância para entender o atendimento socioeducativo. “A capacitação trabalha na mudança do olhar em relação ao adolescente atendido por medida socioeducativa, visando o fortalecimento de vínculos sociais e familiares. Além disso, melhora o trabalho da rede de atenção integral”, considerou.
A Coordenadora do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo da Sasc, Dayane Goes, destacou a relevância de projetos sociais e da arte como fator inclusivo dos adolescentes. “São maneiras de ressignificar e atribuir significados para a vida do adolescente a partir da participação social, da cultura, do empoderamento, do estímulo ao protagonismo”, disse.
Saiba mais
Coordenação do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo
3221-6459
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá