Notícias em Destaque
21/06/2017 – Mapa social vai orientar assistência a crianças, adolescentes e idosos
Em solenidade no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), na manhã desta quarta, 21, foi apresentado por técnicos da empresa Latus Consultoria, o cronograma de execução para o diagnóstico social de crianças e adolescentes e idosos. A ação é uma das exigências do Plano Municipal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e da Lei nº 13.019, que dispõe a validação de recursos direcionados às entidades para executarem projetos.
“Hoje é um momento especial para nós, pois é o início de uma etapa diferenciada e totalmente inovadora. A nossa equipe está bastante animada para executar esse trabalho e não tenho dúvidas do sucesso que nos trará. Os nove meses de experiência inédita favorecerá, com certeza, para a construção de políticas públicas mais eficientes”, destacou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ederlei Alkamin.
A ideia partiu dos membros dos conselhos da Criança e Adolescente e Idoso, visto o crescimento populacional do município. O custo dos diagnósticos, ambos realizados pela Latus Consultoria, é de R$ 200 mil e será realizado ao longo dos próximos nove meses. Está incluído no custo a disponibilização, pela empresa, de ferramenta digital para gerenciamento dos dados. O objetivo é identificar a situação social da população-alvo do diagnóstico, para traçar melhorias na assistência social e políticas públicas.
Para o técnico e representante da empresa Latus, Tiago Silveira, é uma satisfação iniciar o trabalho no município. “Ficamos orgulhosos pela preocupação de vocês em relação ao diagnóstico com os dois campos distintos. A nossa proposta garante um cronograma dividido em etapas para serem desenvolvidas em no mínimo em cinco meses. O primeiro passo é a aplicação de pesquisa e diagnóstico das zonas e bairros da cidade, após, iremos para a prática de ferramentas de geoprocessamento e indicadores para coleta dos dados”, afirmou.
São dois mapeamentos distintos: um de crianças e adolescentes e outro de idosos. O trabalho facilitará a identificação de zonas e bairros que concentram maiores números de crianças e adolescentes e idosos em vulnerabilidade social. Os recursos para contratação da empresa, via licitação, são oriundos dos fundos para Infância e Adolescência e Pró idoso. O trabalho será acompanhado por comissão formada por representantes de secretárias municipais e de conselhos.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no Art. 2º, considera-se criança, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. Já o artigo 1º instituído no Estatuto do Idoso, considera-se idoso e direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Latus – A Latus Consultoria Pesquisa e Assessoria de Projetos LTDA é uma empresa composta por profissionais experientes, com foco no desenvolvimento de projetos de gestão de políticas públicas. A empresa atua em parceria com gestores municipais, organizações sociais e privadas, na construção de projetos e políticas urbanas, de gestão do solo e de desenvolvimento socioeconômico. O trabalho da Latus Consultoria prima pela busca de novas práticas de gestão que visem à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, ao desenvolvimento socioeconômico sustentável e à justiça social.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá