26º FIC tem pré-estreia no auditório da Sicredi Dexis hoje (4)

Diretora do FIC, Mariana Hammerer, conversou no estúdio do jornal (Crédito: Pamela Maria)

Evento tradicional da Cidade Canção, o Festival Internacional de Corais de Maringá (FIC) terá programação intensa para sua 26ª edição de 2024, com 25 corais. Com direito a pré-estreia, nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 19h30, no auditório da sede da Sicredi Dexis (Av. Paraná, 891, Zona 1). Entrada gratuita.

Segundo a diretora do FIC, Mariana Hammerer, esse evento de hoje é um aquecimento para a programação completa. “Em outros anos, a pré-estreia acontecia sempre uma semana antes do evento. Mas nesse ano revolvemos colocar um dia antes de começar o festival, para ter esse ‘esquenta’ bem próximo”, explicando que é uma programação mais enxuta, com seis grupos corais.

Aliás, cada coral participante do FIC passou por um processo de seleção, que contou com inscrição e envio de vídeos, além do histórico e repertório. Tudo é organizado por uma equipe do Festival, fazendo a escala para a programação dos três dias e também da pré-estreia.

Assim, nesta quarta-feira o público poderá apreciar as apresentações dos seguintes grupos: Coral Vozes da Inclusão – Sicredi Dexis; Coral Instituto da Música; Coro do Curso de Graduação em Música da UEM; Coral Cênico Florescer; Coral Fenabb da AABB Maringá; e Coral da OAB Maringá.

Anfitrião do evento, o coral da Sicredi Dexis (uma das patrocinadoras do evento) fará uma espécie de abertura dessa pré-estreia. Como este projeto também faz parte da programação dos dias 5, 6 e 7 de setembro, apresentará apenas uma música hoje.

Sede da Sicredi Dexis, em Maringá (Crédito: Divulgação)

Dias de festival
Após a pré-estreia, a programação do 26º FIC será nos dias 5, 6 e 7 de setembro (quinta-feira, sexta-feira e sábado), no espaço do Teatro Calil Haddad. A entrada será a mesma: gratuita, com retirada online dos ingressos e doação (1 kg de alimento não-perecível ou 1 litro de leite).

No total, o Festival tem no line-up a presença de 25 corais, vindos de Maringá e região, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Chile e Paraguai.

“Quem for assistir ao festival, vai ter corais de crianças, corais de pessoas adultas, de jovens. O Coral de Paranavaí é um coro jovem do Instituto Federal”, diz a diretora do FIC, destacando que cada grupo coral tem uma configuração diferente, indo do repertório profissional aos projetos sociais. É um meio democrático, diversificado e inclusivo, que permite a socialização e interação por meio da música.

Programação infantil
O FIC de 2024 também abre espaço para a programação infantil, no sábado, 7, às 9h30, no Calil Haddad.

Serão três grupos: Coral Municipal Canto e Encanto, de Colorado (PR); Coro Infanto Juvenil de la Municipalidad de Fram, do Paraguai; e Coral Diderot, de Maringá.

Oficina
Na sexta-feira, 6, haverá conferência e oficina com o maestro chileno Felipe Flores Echeverria e Coro Polifonico de la Corporación Sinfonica de Concepción (Chile). “Esse coro tem 90 anos de existência, com muita tradição”, explica Mariana Hammerer, acrescentando que se trata de uma programação em parceria do FIC com a UEM, universidade que tem um curso de graduação em música.

Essa atividade será das 14h30 às 16h30, no auditório da Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com certificação e participação gratuita.

É necessário se inscrever com antecedência. Mais informações: www.ficmaringa.com/oficina

Ingressos
O acesso ao 26º FIC é gratuito. Mas é preciso retirar com antecedência os convites pelo site www.ficmaringa.com/ingressos . No dia do Festival ou da pré-estreia, o público deve apresentar o ingresso de forma impressa ou pelo celular para verificação.

O FIC receberá 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, que será entregue a ONGs assistenciais de Maringá.

Teatro Calil Haddad, em Maringá (Crédito: Cristiano Martinez)

Realização
A diretora explica que a organização do FIC nunca fechada e é constituída por um grupo de pessoas que trabalha em prol do canto coral para a Cidade Canção.

Ao longo desses 26 anos, o evento foi organizado pelo Grupo Cobra Coral de Maringá, sob Regência do Maestro Geandré Ramiro e do diretor Olivio Penteado. Nas últimas três edições (XXI, XXII e XXIII) a empresa Gisele Produções Artísticas assumiu a direção, com o Maestro Sóstenes Pereira e Gisele Novaes Pereira. E desde a edição XXIV (2022) tem a direção de Mariana Hammerer.

“Todos os anos, cada equipe que entra, as pessoas que vão compondo, é uma doação mesmo para o canto coral da nossa cidade”, diz Hammerer, destacando que também é necessário verba para realizar o evento.

Em 2024, o 26º FIC tem patrocínio do Hus Hotel (que é o hotel oficial do evento), da Sicredi e do Shopping Avenida Center. Além de diversos apoiadores.

Serviço
Todas as informações sobre o Festival, com programação de cada dia, pode ser conferido em seu site (www.ficmaringa.com/); ou ainda no perfil oficial do Instagram (@ficmaringa).

O local das apresentações é o Teatro Calil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500, Zona 04).

Mas a pré-estreia desta quarta-feira, 4, é no auditório da sede da Sicredi Dexis.

Sair da versão mobile