A 42ª Semana Literária do Sesc inicia nesta quarta-feira, 4 de outubro, em Maringá e outras 26 cidades no Paraná.
Estendendo-se até o próximo domingo, 8, em todo o Estado, a programação tem autores e contações de histórias, companhias de teatros para realização de mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades.
O poder transformador da leitura norteará as discussões desse que é o maior evento literário do Paraná. Na Cidade Canção, o evento será realizado na nova e moderna unidade Sesc Maringá, localizada na Avenida Duque de Caxias, 1.517, Zona 7, de quarta (4) a sábado (7).
O coletivo curatorial do evento é formado pela equipe de cultura das 27 cidades que receberão o evento e pela Gerência de Cultura do Sesc PR. Este grupo pauta, pensa a programação e neste ano propõe o tema “Ler para Mudar Histórias”, que coloca o livro, a leitura e a literatura no centro da programação.
De acordo com a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank, a Semana Literária tem como premissa fomentar o mercado livreiro e editorial, formar e fortalecer leitores, incentivar a produção literária estadual, celebrar a literatura – principalmente a paranaense –, o livro e cumprir uma das missões do Sesc, “afinal, a literatura é um caminho de transformação social, um dos compromissos da nossa instituição”, pontua.
Autores convidados
Com quase 300 horas de uma ampla programação em todo o estado, a Semana Literária promove uma série de diálogos e debates com escritores que versam sobre os mais variados temas, pensados desde a infância até o público adulto.
O primeiro diálogo da Semana Literária em Maringá, na quarta-feira (4), às 15h, será conduzido pelo mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Ensino de Arte e Licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Anderson Novello.
Ele ministra palestras e oficinas por todo o Brasil, falando sobre literatura infantil, contação de histórias, leitura e produção textual, língua portuguesa, oratória para professores e sobre a arte da escutatória. Anderson Novello assina a curadoria da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis e é autor dos livros de literatura infantil “A bruxa do batom borrado”, “O pintinho ruivo de raiva”, “Filomenos, o cabrito aflito”, “As três tias de Matias” e “Carta para Tia Tita e Os adoráveis bilhetinhos da Professora Ada”. É membro vitalício da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo e, em Maringá, vai falar sobre os livros para a infância e os bastidores da criação literária.
Na noite de quarta-feira (4), às 19h, ocorre o bate-papo com a temática “Literatura e teimosia: por que insistimos nisso?”, com a mestre em Letras, autora do livro de poemas O rio seco que vive em mim, Estela Lacerda, e a escritora, revisora, tradutora, produtora cultural e autora de A última vez que duvidei de mim, Michelle Joaquim.
Às 18h de quinta-feira (5), o ator mineiro Odilon Esteves será responsável pela palestra cênica “Para abrir outras janelas”, e mostrará livros e autores que foram importante em sua vida e foram apresentados por amigos, professoras, um amor, alguém da família, por uma peça de teatro ou um filme. Será uma atividade interativa, a partir do ponto de vista do leitor, e o público escolhe, ao longo da apresentação, as janelas que serão abertas naquele dia.
Na sequência, às 19h30, será a vez da jornalista, escritora, professora e poetisa, Karen Debértolis, conversar com os leitores e leitoras sobre o tema “Leitura e subjetividade: ler e mudar o seu mundo”.
Na sexta-feira (6) pela manhã, às 9h, o escritor, tradutor e roteirista Bruno Ribeiro, professor de escrita criativa, autor, entre outros, de Glitter, Como Usar um Pesadelo, Porco de Raça e o ainda inédito O Dono e o Mal, conversa com os participantes sobre “A Voz Literária”.
À noite, a partir das 19h30, a poeta e atriz, Luiza Romão, autora dos livros Sangria, Coquetel Motolove e Também guardamos pedras aqui – que ganhou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Livro do Ano –, participa da mesa-redonda Histórias Incontadas, com a escritora, cordelista e poeta brasileira, Jarid Arraes, autora de diversos livros, entre eles, As lendas de dandara, Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, Um buraco com meu nome e Redemoinho em dia quente.
Lançamento de Livros
Na quarta-feira (4), às 16h, pelo oitavo ano consecutivo, o Sesc PR lança durante a Semana Literária a oitava Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital e ilustrados.
A maringaense Mayara Marengoni com o conto O jacaré que mora na cidade e a paraense que escolheu a cidade canção para viver e a tem como sua segunda casa, Andressa Pinheiro, com o conto Príncipe de Asas, foram selecionadas e têm seus textos publicados e ilustrados na oitava edição da coletânea.
Este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. As edições anteriores das coletâneas estão disponíveis para leitura AQUI.
Programação artística
A Cia. Girolê, composta pelas artistas Caroline Casagrande, Cleo Cavalcanty e Moira Albuquerque apresentam, na quinta-feira (5), às 9h30 e às 14h30, a contação de histórias do conto africano de Lenice Gomes: Furos no céu.
No sábado à tarde (7), às 15h, a Cia. Grupo Olho Rasteiro, faz a apresentação teatral Lugar de ser inútil, inspirado no universo do poeta Manoel de Barros, com direção coletiva. O espetáculo retrata a história de dois personagens em um lugar abandonado ou desprezado.
Escolas podem realizar o agendamento para as visitas mediadas e as contações de histórias pelo telefone (43) 3572-7719, com a Unidade Sesc Londrina Cadeião.
Oficinas
Karen Debértolis ministra a oficina Vivência, Escrita e Autoconhecimento, na quinta-feira (5), às 15h, com exercícios práticos de interação com a palavra, a música, a imagem, o outro e o entorno e, o texto final, será compartilhado por meio da leitura em grupo.
Na sexta-feira (6), às 16h, Luiza Romão é a responsável pela oficina-laboratório de poesia falada e performance, com a proposta de investigar as imbricações, possibilidades criativas e tensionamentos entre poesia e performance e, a escritora de Do Silêncio, A Mulher que Ri e Efêmeras, Thays Pretti, ministra a oficina “O corpo enquanto território”, no sábado (7), às 15h.
As pré-inscrições para as oficinas e palestras estão abertas no site do evento. Acesse o site, selecione a cidade de Maringá e a aba Oficinas e Diálogos para realizar a sua pré-inscrição.
Editoras, livrarias e distribuidoras, selecionadas via edital, comercializarão livros de diferentes gêneros e para distintos públicos, com descontos mínimos de 20% sobre o valor de capa, com isso, o Sesc contribui com o mercado livreiro, com a formação de leitores, com a popularização do livro e com a divulgação da produção literária.
Podcast
No canal do Sesc PR no Spotify é possível acessar as entrevistas com autores convidados, e que relatam suas participações no evento, obras, inspirações, o processo criativo e o transformador universo das artes.
No dia 4 de outubro haverá o lançamento dos áudios contos da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis e, a partir das 9h, os dez contos selecionados neste ano estarão disponíveis ao público do canal do Sesc PR no Spotify.
Para acompanhar os episódios produzidos, clique AQUI.
A programação completa da Semana Literária Sesc PR & Feira do Livro pode ser conferida AQUI.
Serviço
42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro
Período: de 4 a 7 de outubro de 2023
Horários de funcionamento: das 10h às 21h
Programação completa: www.sescpr.com.br/semanaliteraria
Local: Sesc Maringá – Avenida Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7