IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

42ª Semana Literária do Sesc em Maringá inicia na quarta-feira (4)

Por Redação O Maringá
2 de outubro de 2023
em Cultura
Home Últimas Notícias Cultura

A 42ª Semana Literária do Sesc inicia nesta quarta-feira, 4 de outubro, em Maringá e outras 26 cidades no Paraná.

Estendendo-se até o próximo domingo, 8, em todo o Estado, a programação tem autores e contações de histórias, companhias de teatros para realização de mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades.

O poder transformador da leitura norteará as discussões desse que é o maior evento literário do Paraná. Na Cidade Canção, o evento será realizado na nova e moderna unidade Sesc Maringá, localizada na Avenida Duque de Caxias, 1.517, Zona 7, de quarta (4) a sábado (7).

O coletivo curatorial do evento é formado pela equipe de cultura das 27 cidades que receberão o evento e pela Gerência de Cultura do Sesc PR. Este grupo pauta, pensa a programação e neste ano propõe o tema “Ler para Mudar Histórias”, que coloca o livro, a leitura e a literatura no centro da programação.

De acordo com a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank, a Semana Literária tem como premissa fomentar o mercado livreiro e editorial, formar e fortalecer leitores, incentivar a produção literária estadual, celebrar a literatura – principalmente a paranaense –, o livro e cumprir uma das missões do Sesc, “afinal, a literatura é um caminho de transformação social, um dos compromissos da nossa instituição”, pontua.

Autores convidados

Com quase 300 horas de uma ampla programação em todo o estado, a Semana Literária promove uma série de diálogos e debates com escritores que versam sobre os mais variados temas, pensados desde a infância até o público adulto.

O primeiro diálogo da Semana Literária em Maringá, na quarta-feira (4), às 15h, será conduzido pelo mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Ensino de Arte e Licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Anderson Novello.

Ele ministra palestras e oficinas por todo o Brasil, falando sobre literatura infantil, contação de histórias, leitura e produção textual, língua portuguesa, oratória para professores e sobre a arte da escutatória. Anderson Novello assina a curadoria da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis e é autor dos livros de literatura infantil “A bruxa do batom borrado”, “O pintinho ruivo de raiva”, “Filomenos, o cabrito aflito”, “As três tias de Matias” e “Carta para Tia Tita e Os adoráveis bilhetinhos da Professora Ada”. É membro vitalício da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo e, em Maringá, vai falar sobre os livros para a infância e os bastidores da criação literária.

Na noite de quarta-feira (4), às 19h, ocorre o bate-papo com a temática “Literatura e teimosia: por que insistimos nisso?”, com a mestre em Letras, autora do livro de poemas O rio seco que vive em mim, Estela Lacerda, e a escritora, revisora, tradutora, produtora cultural e autora de A última vez que duvidei de mim, Michelle Joaquim.

Às 18h de quinta-feira (5), o ator mineiro Odilon Esteves será responsável pela palestra cênica “Para abrir outras janelas”, e mostrará livros e autores que foram importante em sua vida e foram apresentados por amigos, professoras, um amor, alguém da família, por uma peça de teatro ou um filme. Será uma atividade interativa, a partir do ponto de vista do leitor, e o público escolhe, ao longo da apresentação, as janelas que serão abertas naquele dia.

Na sequência, às 19h30, será a vez da jornalista, escritora, professora e poetisa, Karen Debértolis, conversar com os leitores e leitoras sobre o tema “Leitura e subjetividade: ler e mudar o seu mundo”.

Na sexta-feira (6) pela manhã, às 9h, o escritor, tradutor e roteirista Bruno Ribeiro, professor de escrita criativa, autor, entre outros, de Glitter, Como Usar um Pesadelo, Porco de Raça e o ainda inédito O Dono e o Mal, conversa com os participantes sobre “A Voz Literária”.

À noite, a partir das 19h30, a poeta e atriz, Luiza Romão, autora dos livros Sangria, Coquetel Motolove e Também guardamos pedras aqui – que ganhou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Livro do Ano –, participa da mesa-redonda Histórias Incontadas, com a escritora, cordelista e poeta brasileira, Jarid Arraes, autora de diversos livros, entre eles, As lendas de dandara, Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, Um buraco com meu nome e Redemoinho em dia quente.

Lançamento de Livros
Na quarta-feira (4), às 16h, pelo oitavo ano consecutivo, o Sesc PR lança durante a Semana Literária a oitava Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital e ilustrados.

A maringaense Mayara Marengoni com o conto O jacaré que mora na cidade e a paraense que escolheu a cidade canção para viver e a tem como sua segunda casa, Andressa Pinheiro, com o conto Príncipe de Asas, foram selecionadas e têm seus textos publicados e ilustrados na oitava edição da coletânea.

Este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. As edições anteriores das coletâneas estão disponíveis para leitura AQUI.

Programação artística
A Cia. Girolê, composta pelas artistas Caroline Casagrande, Cleo Cavalcanty e Moira Albuquerque apresentam, na quinta-feira (5), às 9h30 e às 14h30, a contação de histórias do conto africano de Lenice Gomes: Furos no céu.

No sábado à tarde (7), às 15h, a Cia. Grupo Olho Rasteiro, faz a apresentação teatral Lugar de ser inútil, inspirado no universo do poeta Manoel de Barros, com direção coletiva. O espetáculo retrata a história de dois personagens em um lugar abandonado ou desprezado.

Escolas podem realizar o agendamento para as visitas mediadas e as contações de histórias pelo telefone (43) 3572-7719, com a Unidade Sesc Londrina Cadeião.

Oficinas
Karen Debértolis ministra a oficina Vivência, Escrita e Autoconhecimento, na quinta-feira (5), às 15h, com exercícios práticos de interação com a palavra, a música, a imagem, o outro e o entorno e, o texto final, será compartilhado por meio da leitura em grupo.

Na sexta-feira (6), às 16h, Luiza Romão é a responsável pela oficina-laboratório de poesia falada e performance, com a proposta de investigar as imbricações, possibilidades criativas e tensionamentos entre poesia e performance e, a escritora de Do Silêncio, A Mulher que Ri e Efêmeras, Thays Pretti, ministra a oficina “O corpo enquanto território”, no sábado (7), às 15h.

As pré-inscrições para as oficinas e palestras estão abertas no site do evento. Acesse o site, selecione a cidade de Maringá e a aba Oficinas e Diálogos para realizar a sua pré-inscrição.

Editoras, livrarias e distribuidoras, selecionadas via edital, comercializarão livros de diferentes gêneros e para distintos públicos, com descontos mínimos de 20% sobre o valor de capa, com isso, o Sesc contribui com o mercado livreiro, com a formação de leitores, com a popularização do livro e com a divulgação da produção literária.


Podcast

No canal do Sesc PR no Spotify é possível acessar as entrevistas com autores convidados, e que relatam suas participações no evento, obras, inspirações, o processo criativo e o transformador universo das artes.

No dia 4 de outubro haverá o lançamento dos áudios contos da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis e, a partir das 9h, os dez contos selecionados neste ano estarão disponíveis ao público do canal do Sesc PR no Spotify.

Para acompanhar os episódios produzidos, clique AQUI.

A programação completa da Semana Literária Sesc PR & Feira do Livro pode ser conferida AQUI.

Serviço
42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro

Período: de 4 a 7 de outubro de 2023

Horários de funcionamento: das 10h às 21h

Programação completa: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Local: Sesc Maringá – Avenida Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7

Tags: 42ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PRDestaqueMaringá
ShareSend

Outros Posts

Itamar Vieira Junior já esteve ao menos duas vezes em Maringá, participando de eventos distintos (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)

Itamar Vieira Jr., Socorro Acioli e Dostoiévski estão entre autores preferidos no MEC Livros

28 de julho de 2026
Crédito: Divulgação/Costa Domingos

Novo álbum de Nicholas Emmanuel transforma oscilações emocionais em linguagem instrumental

27 de julho de 2026
Crédito: Reprodução

Concurso de fotografia da Câmara de Maringá está com inscrições abertas até 21 de setembro

24 de julho de 2026

Público maringaense prestigia noite de Sonora Brasil com Nderé Oblé

Aline Bei e Álvaro Posselt são primeiros nomes para Maringá na Semana Literária Sesc de 2026

Projeto Solistas do Ingá explora versatilidade das cordas em noite instrumental

Next Post
Crédito: Arquivo/PMM

10ª Flim promete ser a maior da história

Crédito: Cristiano Martinez

Repasses constitucionais batem R$ 23 milhões a Maringá, em setembro; no acumulado do ano, R$ 308,6 mi

  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.