A edição 2023 da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) só começa em outubro, com programação diversificada e robusta. Mas os leitores e leitoras da “Cidade da Literatura” já podem curtir uma prévia do evento.
Após a Pré-Flim neste início de setembro com homenagem aos 90 anos do jornalista e escritor A.A. de Assis, pioneiro das letras maringaenses, a Festa terá mais uma edição prévia. Agora com a presença da jornalista, escritora, colunista da Folha de São Paulo e roteirista Giovana Madalosso, que é paranaense.
Autora do livro “Suíte Tóquio”, ela vem a Maringá no próximo dia 13 de setembro, às 19h, para um bate-papo aberto ao público na Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, a Biblioteca Centro.
“A Giovana Madalosso é uma das grandes escritoras contemporâneas do Brasil. A presença dela reforça o quanto a Flim é relevante no cenário nacional. Neste preparativo para a festa oficial, já vamos experimentar como será a Flim 2023, uma edição histórica′, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião, via Secom.
No dia 13 de setembro, a escritora também realizará uma visita aos estudantes do Colégio Estadual Unidade Polo, às 14h. Os alunos, que estudam a obra de Giovana Madalosso, terão a oportunidade de conversar com a autora.
Carreira
Giovana Madalosso é autora de “Teta Racional”, publicação que reúne contos sobre a experiência dela na maternidade, e dos romances “Tudo pode ser roubado” e “Suíte Tóquio”, ambos com direitos vendidos para produções cinematográficas. Aliás, este último também ganhou versões traduzidas para o inglês e espanhol.
A jornalista é uma das idealizadoras do movimento “Um Grande Dia para as Escritoras”, que fotografou 2.300 mulheres escritoras de 52 cidades diferentes do país e virou um livro.
Flim 2023
A 10ª Feira Literária Internacional de Maringá será realizada entre 4 e 8 de outubro de 2023 no estacionamento do Estádio Willie Davids.
Entre as atrações já confirmadas estão os escritores Gregório Duvivier, Patrícia Mello Campos, Ferréz, Marília Garcia, Afonso Cruz, Luci Collin, Tom Farias, Geovani Martins, Hada Maller, Oscar Kasato e a multiartista Letrux.