O espetáculo “Biblioteca de Dança”, com Dimenti Produções Culturais (BA), é atração desta semana da Mostra Palco Giratório em Maringá.
Com entrada gratuita, a apresentação está marcada para este sábado, 11 outubro, às 9h, no Sesc Maringá. Classificação: Livre.
“Biblioteca de dança” é uma biblioteca humana e coreográfica na qual artistas estão disponíveis por algumas horas, transformando seus corpos em “livros vivos” para compartilhar com o público memórias ligadas a danças que marcaram suas vidas e seus contextos. Ao redor das mesas, são construídas histórias por meio de gestos, movimentos, palavras, conversas e afetos.
Cada artista-livro ocupa uma das mesas da biblioteca e oferece ao público suas cenas-capítulos, com duração média de 15 minutos cada.
Para assistir ao trabalho, a pessoa visitante faz o seu próprio percurso pelas diferentes mesas, podendo chegar no horário que desejar e permanecer pelo tempo que quiser ao longo das horas de apresentação.
Oficina
Um dia antes, na sexta-feira, 10, a Dimenti Produções Culturais conduz a oficina gratuita “Princípios da criação da biblioteca de dança”, das 8h às 12h. O público-alvo é formado por estudantes, profissionais e interessadas nas diversas linguagens das artes.
Essa oficina compartilha os princípios de criação da Biblioteca de dança, na qual cada pessoa participante é convidada a se tornar um “livro vivo” que conta obras cênicas às quais assistiu por meio de narrações, movimentos, fragmentos de cenas e outros elementos que colaborem na reativação dessas memórias. O que pode uma obra de arte na vida de uma pessoa? Como compor com memórias artísticas a partir dos afetos e encontros?
Para mais informações e inscrições, acesse AQUI
Grupo
Fundada em 1998 em Salvador, a Dimenti Produções Culturais é uma plataforma de criação artística e de produção cultural envolvida com dança, teatro, audiovisual, literatura, formação e curadoria. Atualmente, é coordenada por Ellen Mello, Jorge Alencar, Larissa Lacerda e Neto Machado. A Dimenti vem se dedicando à criação de obras artísticas e à realização de eventos culturais como mostras e festivais, a exemplo do IC — Encontro de Artes, festival internacional de artes realizado, anualmente, desde 2006. Entre as suas criações estão: Biblioteca de dança (obra destacada pela revista Antropositivo entre os melhores trabalhos de 2017); Chama (coreografia feita junto ao Balé Teatro Castro Alves em 2018); Strip tempo (Bienal Sesc de Dança em 2019); Vermelho melodrama (Melhor Espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro em 2019); Pequena coleção de insignificâncias (livro finalista do Prêmio Jabuti de Literatura em 2020, categoria infantil); Pinta (Prêmio Indie Lisboa no Festival Panorama Coisa de Cinema em 2013) e Vale tudo, com a drag queen Rainha Loulou (Prêmio Melhores do Ano da Cena Baiana LGBTQIAPN+). Suas produções vêm circulando em contextos nacionais e internacionais como: FIT Rio Preto — Festival Internacional de Teatro, Itaú Cultural, Canal Brasil, Festival In-Presentable (Espanha), Festival Brasil Move Berlim (Alemanha), Haifa Internacional Film Festival (Palestina), entre outros. Em 2024, a Dimenti abriu as portas de sua sede, a Casa Arte Dá Trabalho (Salvador).
Serviço
“Biblioteca de Dança”, com Dimenti Produções Culturais (BA)
11/10 (sábado), das 9h às 11h
Biblioteca Sesc Maringá (3º andar) – Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7
Classificação: Livre