O espetáculo teatral “Cárcere”, de Vinícius Piedade, chega à Cidade Canção na próxima sexta-feira, 13 junho, a partir das 19h30, no Teatro do Sesc Maringá. Entrada gratuita – retirada de ingressos 1h antes da apresentação.
Trata-se de um solo apresentado mais de 300 vezes em 22 estados brasileiros e em mais de 15 países, incluindo Turquia, Índia, Alemanha, Mongólia, Kosovo e Angola.
A peça retrata uma semana na vida de um pianista encarcerado, privado de sua liberdade e de seu piano, que tenta negociar com o diretor da penitenciária a entrada do instrumento musical para poder ensinar os detentos a tocar. Prestes a se tornar refém em uma rebelião iminente, expressa suas expectativas, lembranças e reflexões em um diário que vai de segunda-feira até o domingo da revolta, sobre o aprisionamento e a morte de forma poética, lembranças marcantes e que mostram a arte como resistência.
Ator
O solo foi escrito e é apresentado pelo ator, diretor e escritor Vinícius Piedade – pesquisador contínuo da narrativa na concepção de espetáculos solos e do corpo do ator. A obra já foi traduzida para quatro idiomas, ganhou também uma publicação em livro – já esgotada. Vinícius participou do projeto Solos do Brasil, coordenado por Denise Stoklos, aprofundando estudos sobre as técnicas do teatro essencial. Também estudou direção teatral com Antônio Abujamra e Gianni Ratto.
Com seus espetáculos já percorreu todas as regiões do Brasil e outros vinte países, como China, EUA, França, Turquia, Espanha, Portugal, Rússia, Lituânia e Argentina.

Ficha Técnica
Direção, Iluminação e atuação: Vinícius Piedade
Texto: Saulo Ribeiro e Vinícius Piedade
Trilha Sonora Original: Manuel Lima
Figurino: Ana Maria Piedade
Produção: Junior Elenor Cecon
Fotos: Tati Wexler
Serviço
Espetáculo “Cárcere”, com Vinícius Piedade
Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Teatro Sesc Maringá – Avenida Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7
Classificação indicativa: 14 anos