Considerado um dos mais tradicionais festivais de música do Paraná, o Femucic – Mostra de Música Cidade Canção chega a sua 46ª edição em 2025. O evento do Sesc PR está marcado para ocorrer de 10 a 13 de setembro deste ano em Maringá. No momento, com inscrições abertas.
Até o próximo dia 9 de junho, artistas do segmento musical podem submeter seu trabalho ao Femucic. A seleção avaliará músicas autorais ou cuja interpretação seja devidamente autorizada pelo(a) compositor(a), de classificação etária livre e inéditas em apresentações nessa Mostra de Música Cidade Canção.
“Não serão aceitas obras de cunho discriminatório, que incitem qualquer forma de preconceito ou violência; que violem dispositivos legais ou a política institucional do Sesc/PR”, diz trecho do regulamento, disponível na íntegra no site do Serviço Social do Comércio. Aliás, recomenda-se a leitura integral e atenta desse documento composto de 25 páginas – a reportagem fez apenas um compilado dos principais itens.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita neste link: https://www.sescpr.com.br/edital/edital-de-selecao-femucic-2025/
Cada proposta deve conter obrigatoriamente quatro músicas (canções ou instrumentais) a serem enviadas para avaliação (por link de vídeos). As inscrições são apenas para Pessoas Físicas – PF maiores de 18 anos (proponente e integrantes) e cada proponente pode se inscrever apenas uma vez (caso haja mais de uma inscrição por CPF, apenas a última será considerada). Fique atento para as seguintes regras:
- As músicas podem ser instrumentais ou canções em língua portuguesa ou idiomas indígenas;
- As músicas devem ser composições próprias ou que a interpretação seja devidamente autorizada;
- Não são aceitas inscrições de covers ou versões não autorizadas;
- Classificação etária da proposta deve ser livre;
- As músicas devem ser inéditas no Femucic;
- Os links de vídeos indicados precisam ser de apresentação ao vivo;
- Não são aceitas indicações de links de videoclipe ou de links contendo apenas áudio;
- Não é necessário o envio de anexos no momento da inscrição.
As músicas inscritas, caso selecionadas, deverão ser executadas ao vivo pelos(as) mesmos(as) intérpretes constantes nos vídeos enviados para avaliação, sendo obrigatória a presença dos(as) mesmos(as) intérpretes informados(as) durante a inscrição.
A mostra não oferecerá banda de apoio, portanto, os(as) selecionados(as) deverão se apresentar em conformidade com os vídeos enviados no momento da inscrição. “Os instrumentos musicais necessários para a apresentação são de responsabilidade dos(as) próprios(as) musicistas para a viabilidade da apresentação, ensaios e passagem de som”, estipula o edital.

Mostra
O 46º Femucic terá programação composta pelas apresentações das músicas selecionadas para a Mostra Musical, pelas ações formativas destinadas a músicos e estudantes de Música da região de Maringá e pelas atividades de incentivo e desenvolvimento à formação de plateia, com atividades destinadas a crianças e adolescentes estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Educação, além de empresas do comércio e locais abertos da cidade.
Trata-se de mostra de música não competitiva “que cria a oportunidade de apresentação e divulgação de artistas, além de colaborar e oportunizar a apreciação musical pelo público. O festival auxilia na construção de um rico mapeamento de profissionais envolvidos no cenário musical brasileiro, garantindo uma programação musical que estimule o intercâmbio cultural entre diferentes formas musicais a nível nacional. Dessa forma, proporciona qualidade de vida e bem-estar social aos trabalhadores do comércio, seus dependentes e à comunidade em geral”, diz outro ponto do edital de abertura.
Comissão de Seleção
Segundo o edital, todas as propostas serão submetidas à avaliação por uma Comissão de Seleção, especialmente designada, formada por, no mínimo, três membros escolhidos entre os profissionais do setor de Cultura do Sesc/PR.
“A Comissão de Seleção deverá buscar a diversidade da programação, elegendo musicistas oriundos de diferentes localidades, que representem os diferentes gêneros, estilos e movimentos musicais referentes à proposta do festival”, diz o edital.
Assim, a partir da análise da Comissão de Seleção serão selecionadas músicas inéditas para apresentação na mostra de música, sendo, destas, no mínimo duas e no máximo quatro por artista/grupo inscrito.
Dentre as propostas selecionadas para a mostra, a Comissão de Seleção poderá convidar artistas/grupos para apresentações extras e ações complementares referentes ao festival, que poderão ocorrer em diferentes locais e/ou municípios, de acordo com critérios e necessidades definidas pelo Sesc/PR.
Local das apresentações
As apresentações da Mostra Principal do Festival serão realizadas no teatro da Unidade de Serviços Sesc Maringá, que fica na Avenida Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7, Maringá-PR.
***A reportagem destacou os principais itens do edital de abertura do Femucic Ano 46, ou seja, não esgotou cada ponto desse documento