“Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação”.
Imbuída desse ideário, “The Twilight Zone” (1959-1964) deixava impressionados, curiosos e assustados os espectadores norte-americanos ao final dos anos de 1950. No Brasil, essa série televisiva chegou como “Além da Imaginação”. Tornou-se um clássico com seus casos fantásticos, extraordinários e aterrorizantes.
É um dos programas mais influentes da história, fruto da imaginação do roteirista, produtor e apresentador Rod Serling (1924-1975). Sem “Além da Imaginação”, não existiriam séries como “Arquivo X” (“The X-Files”, 1993-2002) e “Black Mirror” (2011-2019).
Diante dessa importância, vai sair no Brasil um livro produzido pelo professor e historiador Igor Carastan Noboa sobre a fase clássica da série apresentada por Serling. “Sua Próxima Parada: Além da Imaginação” está em campanha no Catarse (catarse.me/alemdaimaginacao).
A publicação da editora Estrada de Papel, de Curitiba, relembra a trajetória dessa série de TV, que teve mais de 150 episódios, a maior parte deles escrita por Serling.
Poucos roteiristas de cinema e criadores de séries de televisão trabalharam tão intensamente inspirados quanto ele. Serling percorreu os mais variados gêneros e temas pioneiros da ficção científica, e mesmo passados 70 anos suas criações e nome são referência para outros roteiristas e produtores, mundo afora.
Noboa conta a história do desenvolvimento da primeira versão da série, relembra os principais fatos que marcaram cada uma das cinco temporadas e detalha o guia de episódios. Tudo isso foi escrito tendo como base pesquisa inédita do autor em arquivos nos EUA, participação em eventos, conversas com pesquisadores e um amplo levantamento bibliográfico realizado desde 2014.
O livro revela particularidades da vida e da rotina de trabalho de Serling, destaca seus melhores e piores momentos enquanto lidou com as tentativas de interferência de patrocinadores, o atendimento aos telespectadores que o elogiavam ou o repreendiam, via correspondência. A publicação comemora 65 anos da série e 100 anos de Rod Serling, será lançada oficialmente em dezembro de 2024, mês de aniversário do roteirista, nascido no Natal de 1924.
Trabalho
Igor Carastan Noboa se debruçou sobre as tramas e personagens criados por Serling, episódio por episódio, temporada por temporada. “O autor nos guia pelos caminhos que nos levam de volta à ambientação deste universo ficcional que, quando olhamos mais atentamente, nos é tão familiar, surpreendente e incômodo como a realidade dos nossos tempos”, destaca o editor Saulo Adami. “Porque a TV é o espelho da vida, também”, complementa, referindo-se ao veículo de comunicação que Serling viu nascer e com o qual contribuiu para seu desenvolvimento e sua popularização nos Estados Unidos, país no qual o cinema ditava a moda e estilo de vida para o resto do mundo.
A arte da capa foi desenvolvida pelo artista Gabriel Marins, com intervenções de Rogério Marcos Lenzi (que também assina o projeto gráfico e a diagramação da obra), as ilustrações internas são de Graham Hill (UK) e colagens do artista Larry Fischer (The Kookie Kutter) na contracapa. Todas as cópias serão enviadas com autógrafo e dedicatória. A meta da campanha do Catarse cobre os custos de todo o processo editorial e ajuda a financiar a tradução para o espanhol. O frete grátis como parte do apoio é apenas para o Brasil. O dinheiro arrecadado nesta campanha será utilizado para viabilizar a publicação do livro, financiando o projeto editorial, reduzindo o preço por edição e cobrindo os custos da tradução para o espanhol. Além disso, ajudará um futuro lançamento planejado em países da América Latina e EUA.
Autor
Historiador formado pela USP (Universidade de São Paulo), Noboa é mestre e doutor na área de História Social. Sua pesquisa de mestrado, “Filmes do Fim do Mundo”, com apoio da Fapesp, foi publicada em livro em 2013.
Além disso, participou como autor de diversos capítulos para livros como “Heróis Pulp” (2022), “The Routledge Handbook of Star Trek” (2022) e “Filmes B – Ensaios, Perfis e Críticas” (2018).
Com assessoria