O projeto “Amma pela estrada afora”, que está circulando pelo estado do Paraná, retorna à região de Maringá para levar a alegria dos palhaços Pinduca (André Demarchi) e Furebo (Adalberto Pereira) no espetáculo “Amma Circo Show”. Além das apresentações, os palhaços também realizam vivências com alunos de escolas da rede pública.
A programação começa na sexta-feira (29), na Escola Guiti Sato (Av. dos Cardeais, 266, Conjunto Habitacional Renato Ungari) em Marialva, com a realização de oficina e apresentação teatral. No dia 30, sábado, os palhaços apresentam o espetáculo Amma Circo Show às 10h na Praça Santos Dumont, para toda a população. Em caso de chuva, a apresentação será na Casa de Cultura Hélio Depieri (R. Formosa, 1.215).
Amma em Mandaguaçu
No domingo, 31, a Cia. Amma desembarca em Mandaguaçu, com apresentação gratuita a partir das 17h no Parque Lagoa Dourada (Av. Gregório Baliski, 231). Em caso de chuva, a apresentação será na Quadra da Escola Gilson Belani (Rua Maria Belanda Neto, 46).
Na segunda-feira (1º de junho), os palhaços apresentam o espetáculo na Escola Municipal Gilson Belani (Rua Maria Belanda Neto, 46) de manhã, e à tarde, realizam oficina para alunos da escola.
O espetáculo
“Amma Circo Show” é um espetáculo para todas as idades. No palco, estão os palhaços Furebo e Pinduca na tentativa – nem sempre bem-sucedida – de realizar um grande show de circo. Entre mágicas atrapalhadas, números que quase dão certo e reprises reinventadas, a dupla transforma o erro em potência cômica.
A montagem aposta na linguagem da palhaçaria e no jogo direto com o público, revelando que a verdadeira habilidade desses artistas está na comédia, na escuta e na liberdade de criar. O mais encantador, talvez, não seja quando tudo funciona, mas quando o improviso e a imperfeição criam o encontro.
Circo ou teatro?
Em cena, os palhaços Furebo e Pinduca estão prestes a se apresentar, mas há um pequeno detalhe: Pinduca anunciou um show de circo… e Furebo insiste que eles não são do circo! Mas agora não há mais volta: o espetáculo já começou – ou pelo menos deveria ter começado.
Enquanto tentam organizar o show, os dois palhaços embarcam em uma divertida confusão sobre pertencimento: são do circo? Do teatro? Ou do circo-teatro? No meio de ações confusas e encenações, eles descobrem que talvez a maior questão não seja o que os outros esperam deles, mas sim a liberdade de simplesmente serem quem são. Será que o show vai dar certo? Ou será que o melhor mesmo é quando nada sai como o esperado?
O projeto “Amma pela estrada afora” conta com o patrocínio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), do Governo do Estado do Paraná, com apoio da COPEL e realização da Cia. AMMA.
A companhia
Fundada em 2018 em Londrina, a Cia. AMMA de Teatro é formada pelos artistas Adalberto Pereira e André Demarchi. Com trajetória marcada pelo aprofundamento na linguagem cômica, sua pesquisa dialoga com a arte da palhaçaria e com a arte drag. Desde sua criação, a companhia se destaca por levar arte e cultura a diferentes espaços, promovendo a interação entre teatro, circo e comunidade.
Comprometida com a democratização do acesso à cultura, a Cia. AMMA realiza projetos de circulação e formação artística.
Em 2023, foi contemplada com recursos do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina) para a realização de um projeto de circulação regional. Em 2025, protagonizou nova circulação pelo Paraná, desta vez com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal.
Agenda:
MARIALVA
29/05 – SEXTA-FEIRA
10h Oficina na Escola Guiti Sato (Av. dos Cardeais, 266, Conjunto Habitacional Renato Ungari)
15h30 – espetáculo na mesma escola
30/05 – SÁBADO
10h – espetáculo na Praça Santos Dumont
Em caso de chuva, a apresentação será na Casa de Cultura Hélio Depieri (R. Formosa, 1.215)
MANDAGUAÇU
31/05 – DOMINGO
17h – Parque Lagoa Dourada
(Av. Gregório Baliski, 231)
Em caso de chuva, a apresentação será na Quadra da Escola Gilson Belani (Rua Maria Belanda Neto, 46)
01/06 (SEGUNDA-FEIRA)
10h – Apresentação na Escola Municipal Gilson Belani (Rua Maria Belanda Neto, 46)
13h – oficina na Escola Gilson Belani
Com assessoria








