Celebrando seu primeiro ano de atuação, a Maringá Audiovisual (MAVI) promoveu um encontro aberto na noite desta quarta-feira, 1º julho, no Sebrae de Maringá, parceiro da entidade.
Trata-se de um grupo colaborativo formado por profissionais que participam da produção audiovisual maringaense. O movimento começou em 2024, ganhou forças e se consolidou. Sempre com o objetivo de buscar soluções em conjunto para as demandas locais. “Interior unido tem voz”, ressaltou o atual coordenador da MAVI, Felipe Cosmos.
“Por meio de parcerias estratégicas, ações de formação, representação em eventos nacionais, diálogo com o poder público e iniciativas voltadas à organização da cadeia produtiva, fortaleceu a integração entre profissionais, produtoras e instituições”, resume a entidade.
Ao longo da noite, os integrantes fizeram um balanço do trabalho desenvolvido durante esse tempo, desde a apresentação do projeto à Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) até as ações concretas. É o caso dos Arranjos Regionais (FSA) para a Cidade Canção. A MAVI trabalhou ativamente para que Maringá alcançasse esses recursos.
Além disso, o movimento acredita na formação continuada. Por isso, possibilitou um curso de assistência de câmera em agosto de 2025.

Durante esse um ano, a MAVI também retomou conversas com o Cineflix para exibir filmes maringaenses. Na ocasião, o longa-metragem “A cápsula”, de Ribamar Nascimento, ganhou projeção.
A mobilização trabalha em uma cartilha de boas práticas no audiovisual que será disponibilizada em breve ao mercado. E na estruturação de um banco de dados de profissionais e empresas do audiovisual para fortalecer a rede local, facilitar conexões e ampliar oportunidades de trabalho, parcerias e outros projetos na região.
Ao final do encontro, três integrantes da MAVI relataram a experiência de participar da Rio2C (Rio Creative Conference), o maior encontro de criatividade, inovação e economia criativa da América Latina. Eles viajaram em uma grande caravana paranaense com apoio do Sebrae.
E, fechando a noite, o curta-metragem “Enluarada”, de Pedro Nascimento, foi exibido no telão. É filme que contou com apoio da MAVI e estreou no Festival Olhar de Cinema de Curitiba em 2026.








