Publicado pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP), o jornal de literatura “Cândido” aborda na edição 153 o universo das revistas dedicadas aos adolescentes. São as famosas revistinhas teen, que dominaram as bancas de jornal nos anos 2000.
Mas o jornal vai mais longe, mostrando que essa história começou 50 anos atrás, no período pós-guerra, quando as mulheres começaram a ingressar no mercado de trabalho e as redações apostaram no potencial de um novo público consumidor.
Outro assunto no “Cândido”#153 é Paulo Leminski. Em comemoração aos 80 anos de seu nascimento, celebrados em agosto, sua filha caçula, Estrela Leminski, escreve uma pensata sobre sua busca pessoal pelas origens da família, explorando pesquisas, relatos e pistas deixadas por seus avós.
O jornal publica também a última seleção do Especial Nicolau, com um texto de Paulo Leminski sobre a poesia em Curitiba, acompanhado por um poema do próprio escritor, com materiais da 1ª e 2ª edição.
O “Cândido” também traz, em sua seção de literatura, um texto de Paulo Rogério Bentes Bezerra sobre o centenário de James Baldwin, o escritor que uniu negritude e homoerotismo na literatura, além do conto inédito “Irmão”, de Carla Guerson. Na editoria de fotografia, Ana Lucia Ciffoni compartilha cenas do cotidiano urbano registradas entre 2017 e 2022.
Serviço
O jornal é uma publicação gratuita, feita desde 2011, que pode ser lida ou baixada no site candido.bpp.pr.gov.br
Siga seu perfil: @candidobpp
Com AEN-PR