Com repertório pop, recheado de hits da música internacional, a Orquestra Filarmônica UniCesumar se apresentou na noite desta quarta-feira, 26 fevereiro, no campus do UniCesumar para os alunos durante o intervalo das aulas.
Em conversa com a reportagem, o maestro Davi Oliveira explicou que o projeto atende a vários formatos e um deles é esse com perfil mais acessível a todos e todas. “É uma apresentação mais informal”, destacando inclusive o vestuário dos músicos, mais despojado de rigor do universo erudito.
Assim, a Orquestra realiza três apresentações ao ano com esse formato: uma no início da temporada, outra no meio e uma no final. “Os alunos podem contemplar a Orquestra e ter um contato com música de orquestra, mesmo em formatos diferentes”, resume o maestro que está no projeto desde o início, há 22 anos.
O espetáculo musical desta quarta durou em torno de 30 minutos e contou com a participação da solista Daniele Englerth, que deu voz às canções.

Ensaios
Os ensaios da Orquestra começaram em 2025 no início de fevereiro, com trabalho geral sob comando de Davi Oliveira duas vezes na semana; além dos ensaios de naipes (madeira, metais, cordas, percussão), que são feitos de maneira pontual de acordo com cada chefe.
E o repertório passa por troca mensal de seu programa. Ou seja, a cada virada de mês, muda a seleção de músicas.

Sem vagas
No momento, a Orquestra está completa, sem vagas para novos integrantes. A não ser que ocorra alguma desistência, provocando a publicação de edital para seleção de músicos.
A formação do projeto tem músicos profissionais, em sua maioria, com formação na área. E uma parte é de componentes com qualificação, mas que trabalham em outros setores.
Até os anos de 2008, 2009, a Orquestra tinha uma rotatividade muito grande, com chamada de novos integrantes a cada seis meses. Mas isso mudou e hoje está estável.

Concerto em 24 de março
A temporada de concertos vai abrir de fato no próximo dia 24 março, quando o projeto sob comando de Davi Oliveira vai apresentar o concerto de 22 anos “Os Mais Belos Clássicos”, na Capela UniCesumar, às 20h. “Já com repertório sinfônico, bem pesado, complexo”, avisa o experiente maestro.
Para mais informações, WhatsApp (44) 99920-5404; e-mail: orquestra@unicesumar.edu.br
Siga o Instagram @orquestraunicesumar
Abaixo, mais registros da apresentação:









Crédito: Cristiano Martinez