Paraná Faz Ciência incorpora cultura e arte; evento começa na UEM segunda-feira (7)

Estação Cultura contará com apresentações de teatro, dança, música, oficinas e intervenções artísticas (Crédito: PEC/UEM)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, a partir de segunda-feira, 7 de outubro. A programação dura até o próximo dia 11, com expectativa de 30 mil pessoas, reunindo instituições de ensino superior públicas com o objetivo de divulgação e promoção da ciência e da inovação que são produzidas em terras paranaenses.

Trata-se do maior evento científico do Estado e um dos maiores do Brasil. Estarão presentes autoridades das instituições e do governo estadual para discussão e proposição dos rumos da produção científica no Paraná.

Sob o tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”, uma das grandes novidades desta edição do Paraná Faz Ciência é a incorporação do eixo específico para Cultura e Arte, reconhecendo-as como formas de saber e reafirmando seu papel essencial na produção do conhecimento científico e na inovação.

Como parte do esforço de evidenciar o papel da cultura na produção do conhecimento, o evento também abarca o 1º Encontro de Dirigentes de Cultura das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, a ser realizado no dia 9 de outubro. De mentoria da Diretoria de Cultura da UEM (DCU), o encontro promove o fortalecimento da cultura nas instituições de ensino do Paraná, trazendo a discussão e troca de conhecimentos entre os responsáveis pela pasta nas universidades públicas de todo o Estado.

Dentro do Paraná Faz Ciência, o eixo de Arte e Cultura também terá um espaço próprio próximo ao Museu Interdisciplinar (MUDI), a tenda Estação Cultura, que contará com apresentações de teatro, dança, música, oficinas e intervenções artísticas entre os dias 8 a 11 de outubro, em todos os períodos do dia.

Espetáculo “Coro dos Maus Alunos”, que integra a programação (Crédito: Julio Nascimento)

Programação da Estação Cultura
A programação da Estação Cultura traz atrações da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual de Londrina (UEL), projetos e artistas da própria UEM e outros grupos culturais da região.

O encerramento do Paraná Faz Ciência, que também ocorre na Estação Cultura, fica por conta do secretário de Cultura de Maringá, Paulinho Schoffen, com o show “Brazuca Sound: Tim Maia, Belchior, Jorge Ben, Djavan e afins”.

Entrada grátis
A entrada de todas as atividades do Eixo 5 – Arte e Cultura é gratuita. A programação completa da Estação Cultura pode ser encontrada no site do Paraná Faz Ciência 2024.

A cobertura das atividades e novidades sobre o evento serão divulgadas no Instagram da DCU (@dcu.uem).

Sair da versão mobile