Surgida com o objetivo de fazer intermediação de negócios educacionais, a LA Educação é uma startup maringaense com uma proposta inovadora, conectando instituições renomadas a centenas de parceiros em todo o Brasil.
Em conversa com a reportagem, o CEO e fundador desse projeto Fredison Carneiro explica que a LA foi criada para suprir as “dores do mercado”, ou seja, as necessidades diárias enfrentadas pelos pequenos empresários que têm problemas, por exemplo, com pouco repasse dos ganhos quando se filiam a grandes grupos educacionais; precificações; e limitações geográficas.
Segundo ele, o seu projeto, que tem Alan Miranda como sócio, é a primeira startup do país a fazer intermediação de negócios educacionais. A LA Educação trabalha com captação de polos de parceiros do setor educacional, hoje em torno de 60 mil, conforme fontes do BTG Pactual.
“Hoje oferecemos para poder salvar mais de 60 mil empresários do setor educacional”, diz o CEO, explicando que de um lado, tem as faculdades, centros universitários e escolas técnicas que precisam de uma força comercial; do outro, a LA Educação, que tem mais de 600 parceiros do varejo. “Ou seja, são forças de venda espalhadas por todo o Brasil e a única coisa que a gente faz, a gente une, as duas frentes: faculdades e escolas técnicas querem vender, com empresários do setor que querem comprar/vender para o aluno final”, destacando que a LA não atua na venda final de cursos, pois não é faculdade e tampouco escola técnica. “A gente faz apenas essa ponte que facilita os dois lados”.
Segundo Miranda, os parceiros buscam hoje a LA Educação porque essa startup tem todo um processo interno: treinamento, reunião, dar dica de como que se pode comercializar, análise do resultado. “É todo um acompanhamento. Hoje nós temos mais de 600 parceiros cadastrados e todos eles a gente sempre pede feedback”, acrescentando que a startup maringaense tem o maior catálogo do Brasil, com mais de 2 mil cursos disponíveis. “Isso também agrega muito. Só de pós-graduação, são mais de 1 mil pós-graduações disponíveis. Temos tudo para que o parceiro consiga ter um ótimo resultado”.
O trabalho da LA é feito a distância, com mais de 30 funcionários espalhados por todo o Brasil. A maior concentração das equipes é em Astorga e Maringá. “Até no formato de gestão é EaD [Ensino a Distância] também”, diz Carneiro.
EaD
Por falar no EaD, Fredison Carneiro conta que esse sistema é a solução para muitas coisas, inclusive com modalidades como a telemedicina. Segundo ele, até 2028 era esperado que o número de alunos matriculados no presencial em faculdades, centros universitários e universidades seria inferior à modalidade de Ensino a Distância.
“Com a pandemia, esse processo acelerou muito. E hoje a gente tem dados de que o EaD já ultrapassou. Isso acelerou de uma forma muito incrível”, diz o CEO, destacando que o preconceito com esse tipo de ensino não existe mais. Aliás, com base na sua experiência de processos seletivos em grandes instituições, Carneiro afirma que o mercado hoje, pós-pandemia, quer alunos com formação EaD. “Porque ele tem autodisciplina, autodidática. A tendência em todos os mercados, seja varejo, seja vendas, eles querem que o aluno tenha autodidática, para poder conseguir trabalhar de casa, sem precisar ter um chefe em cima dele. Tem que ser pró-ativo”.
Portaria do MEC
Segundo Carneiro, muitos alunos estão apreensivos com a Portaria 528 do Ministério da Educação (MEC), que paralisou o EaD no Brasil. As pessoas acham que acabou, mas o CEO tranquiliza que isso não é verdade. “O EaD vai ter um novo marco zero. Uma nova regulamentação”, explica, dizendo que o ministro da Educação Camilo Santana entende que essa modalidade de ensino é importante e vai continuar, porém precisa de ajustes. “Ele pediu para paralisar, ou seja, não tem mais novos cursos EaD e não tem mais faculdades na modalidade EaD, por enquanto”, explica o CEO, adiantando que, em maio de 2025, uma nova portaria será emitida, voltando tudo ao normal. E para quem já está estudando hoje, nada muda.
Prêmio
A LA Educação concorre a prêmio promovido pelo Reclame Aqui, que é um canal online do consumidor brasileiro. “É um prêmio que premia as melhores empresas do ano que têm respeito do consumidor”, explica o CEO da LA Educação, informando que esta startup atendeu a todos os pré-requisitos do Reclame Aqui. Inclusive, hoje tem nota 9,2, que é referência.
Com 5 mil alunos, a LA teve pouco mais de 100 reclamações e resolveu 93% dos problemas. “Ou seja, os alunos ficaram satisfeitos”, observando que se as empresas se preocupam com o consumidor final, tem menos problemas com a sociedade e a justiça. “E tudo acarreta numa melhoria de uma sociedade que possa conviver mais em paz”.
Rodrigo Faro
O apresentador Rodrigo Faro é o novo embaixador da LA Educação na cidade de Maringá.
A escolha de Faro reflete a ambição da LA Educação em ampliar sua visibilidade não só no estado do Paraná, mas em todo o território nacional, reforçando seu posicionamento como uma das principais referências no mercado educacional.
O envolvimento de Rodrigo Faro com a LA Educação vem para somar ao objetivo da empresa de levar educação de qualidade a um número cada vez maior de estudantes. Com uma imagem de carisma e credibilidade, o apresentador compartilha os mesmos valores da startup, o que torna a parceria uma aposta estratégica para atrair novos públicos e criar maior engajamento com a marca.
Serviço
Para saber mais, acesse o site da LA Educação (www.laeducacao.com.br/).