A lendária revista brasileira de terror “Calafrio” (ed. Ink&Blood) chega ao mercado em dose dupla neste mês de outubro. São duas edições: o número 81 da periodicidade tradicional; e a série especial “Calafrio Apresenta”.
No caso da primeira, a capa é de E. C. Nickel, que também assina a HQ de abertura, “Assaltantes”, da sua série de apocalipse zumbi “Domínio dos Mortos”. Já Aurélio Albuquerque desenha o roteiro de Sandro Leonardo, “O Par Perfeito”.
O volume 81 abre espaço para o trabalho do roteirista e pesquisador Gian Danton, um colaborador de longa data, desde a época de Rodolfo Zalla. Ele assina “Dupla Mortal”, que integra a série sobre assassinos em série, com o par de deturpados formado por Leonard Laje e Charles NG; o desenhista desse episódio é o gaúcho Andrios Moreira. Outra HQ escrita por Danton é “Dejà Vu”, desenhada por Fabio Vermelho.
E “A Caveira do Sítio Assombrado” é um dos Causos do Tio Barnabé, escrito por Sidemar de Castro com arte de Ivan Lima.
Nas seções, além das mensagens dos leitores na Mala Direta. A HQ de leitor traz “Transporte Macabro” de Antonio Lambrecht, e Quem é Quem nos Quadrinhos fala do artista sensação do momento Rubens Lima. Luiz Saidenberg em uma nova crônica aborda a comunidade que se formou em torno de seu estúdio no Edifício Martinelli nos anos de 1960.
A matéria da edição é um ensaio do antigo colaborador da editora D-Arte Rogério S. Farias sobre inspirações sobrenaturais de H. P. Lovecraft. A pedidos, Sidemar de Castro fala do filme “Phantasm” na CineCalafrio.
Série
“Se pensam que é só, a Ink&Blood tem mais a oferecer. A edição especial de Halloween, ‘Calafrio Apresenta: Perdidos No Cemitério’ é uma edição festiva resultado da visita guiada de artistas no Cemitério São Francisco de Paula. É uma coletânea de HQs curtas promovida pela Ink&Blood e a Gibiteca de Curitiba por artistas de duas gerações da capital paranaense”, diz o editor Daniel Saks.
Segundo ele, a edição especial, com tiragem reduzida, reúne 21 artistas dos mais diversos estilos. A edição tem 56 páginas e acabamento diferenciado a R$ 25.
Para aqueles que puderam fazer um turismo de Halloween, haverá uma festa de lançamento oficial na Gibiteca de Curitiba no dia 1ª de novembro com a presença dos amigos da Zombie Walk CWB.
Entenda
Criadas pelo quadrinista Rodolfo Zalla (1931-2016) nos anos de 1980, as revistas “Mestres do Terror” e “Calafrio”, que circularam pelo Estúdio D-Arte, marcaram época com sua popularidade em bancas de jornal.
Antes do falecimento de Zalla, o então selo Ink&Blood licenciou a marca e passou a editor as duas publicações, com histórias inéditas e republicações, sempre no gênero do terror. A numeração histórica foi mantida, ou seja, a nova série continuou de onde Zalla foi obrigado a parar.
Um tempo depois, Daniel Saks passou a tocar sozinho o projeto, que sempre foi independente, tornando a Ink&Blood uma editora.
Serviço
A edição 81 da “Calafrio” tem 52 páginas no formato magazine, ao preço de R$ 20. Ela e as demais edições em estoque podem ser adquiriras pelo e-mail revistacalafrio@gmail.com; pela página Calafrio e Mestres do Terror no Facebook, na página da Ink&Blood no Instagram, e em breve em sua loja favorita.