Ritmo de crescimento do mercado de livros desacelera com resultado negativo

O chamado Período 07 - 2022 (20/06 a 17/07/2022) x 2023 (19/06 a 16/07/2023) - registra a movimentação de 30,07 milhões de livros contra 30,98 milhões de livros no ano anterior, uma queda de 2,96%

Crédito: Ilustrativa/Freepik

O resultado do 7º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2023 é negativo. A pesquisa realizada pela Nielsen Book foi divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel) nesta terça-feira (8).

O chamado Período 07 – 2022 (20/06 a 17/07/2022) x 2023 (19/06 a 16/07/2023) – registra a movimentação de 30,07 milhões de livros contra 30,98 milhões de livros no ano anterior, uma queda de 2,96%.

A quantidade de livros em 2023 foi de 4,40 milhões, sendo 8,90% abaixo do que o setor livreiro registrava no mesmo período do ano anterior. Em faturamento, os R$ 187,83 milhões não foram suficientes, sendo 1,84% menor que 2022.

No acumulado de 2023 – 2022 (03/01 a 17/07/2022) x 2023 (02/01 a 16/07/2023) -, o resultado negativo do período esfria o ritmo de crescimento do setor, mas ainda registra uma afirmação positiva no faturamento. O valor arrecadado do mercado livreiro foi de R$ 1,38 bilhão em 2023, quando em 2022 foi de R$1,35 bilhão, uma superioridade de 2,31%.

“Destaco o forte aumento de preço médio entre os 5.000 títulos mais vendidos, que representam mais da metade do mercado total. Entre os 500 best-sellers, esse aumento de preço é de 9,52%. Tal fenômeno é uma das possíveis explicações que colocam o faturamento acumulado do ano andando próximo da inflação enquanto as vendas em volume se apresentam negativas”, comenta o Territory Manager da Nielsen Book do Brasil, Ismael Borges, via site do Snel.

Para o presidente do Snel, Dante Cid, o resultado negativo deste mês veio sinalizar que o crescimento visto no mês passado foi uma exceção, em um ano que vem sendo de queda em volume e faturamento acumulado praticamente empatado com a inflação. “Os segmentos têm mantido um equilíbrio entre si, com exceção de Não-Ficção Trade, ampliando sua fatia em 3 pontos percentuais, mesmo montante que o segmento Não Ficção Especialista apresenta de perda”.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Metodologia
A iniciativa da parceria entre o Snel e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Com informações do Snel

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