O Sesc PR lança durante a 43ª edição da Semana Literária Sesc e Feira do Livro a Campanha de Arrecadação de Livros. A iniciativa quer ajudar a recontar histórias no Rio Grande do Sul e reconstruir bibliotecas perdidas com as tragédias que assolaram o estado há três meses.
Todas as cidades que contam com unidades físicas do Sesc, Senac, Sindicatos Empresariais filiados à Fecomércio e Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) são pontos de arrecadação de obras literárias novas ou em bom estado de conservação, até o dia 30 de setembro.
A destruição de bibliotecas e acervos literários nas escolas e instituições educacionais resultou em um déficit significativo para a população local, prejudicando o acesso a recursos educacionais e culturais fundamentais que vão além de danos materiais.
“Ainda há muito há ser reconstruído. Não se faz uma vida plena sem literatura, sem estudo. Precisamos de alimentos, de roupas, mas também de cultura, para fixarmos conhecimentos e novas ideias”, frisa o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, via assessoria.
Os livros arrecadados serão triados e separados por gênero e categoria. Após a triagem, as doações serão enviadas ao Sesc RS, que destinará os livros às instituições de ensino e espaços educacionais mais afetados do estado gaúcho.
O que pode ser doado
Doe livros novos ou em bom estado de conservação, de diferentes gêneros, incluindo:
- Literatura;
- Literatura infanto-juvenil;
- Histórias em quadrinhos;
- Teoria literária;
- Artes visuais, cultura, filosofia, cinema, teatro, biografias.
O que não será aceito
- Cópias de livros;
- Enciclopédias;
- Apostilas;
- Livros técnicos;
- Livros didáticos;
- Fitas VHS, DVD, CD e outras mídias;
- Coleções incompletas;
- Obras rasuradas ou rasgadas.