A Virada Cultural Maringá 2025 já tem data e local: Pavilhão Azul (Parque de Exposições), em 2 e 3 de agosto. Com acesso gratuito.
Por meio de sua página nas redes sociais, a Secretaria de Cultura (Semuc) divulgou na manhã desta quarta-feira, 2 julho, a novidade em torno de um dos maiores eventos culturais do ano.
Serão dois dias inteiros de programação gratuita. Trata-se de evento promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Semuc, “e tem como objetivo democratizar o acesso à arte, valorizar os artistas locais e transformar Maringá em um grande palco aberto ao público, com atrações acontecendo sem parar!”, como escreveu a pasta.
A programação e atrações ainda não foram divulgadas.
No entanto, a mudança em torno do local de realização não agradou àqueles que se manifestaram na postagem da Semuc no Instagram. A totalidade dos comentários foi de críticas ao novo espaço. Nos últimos anos, a Virada vinha sendo feita na praça do antigo aeroporto da Cidade Canção. Boa parte dos usuários de redes sociais apontou que um evento dessa natureza precisa ser feito em praças, ruas e afins, ocupando o espaço público.
À reportagem, a Semuc informou que “a escolha do Parque de Exposições para realização da Virada Cultura foi uma decisão técnica, com o objetivo de garantir melhor infraestrutura, segurança e acessibilidade para todos. O Pavilhão Azul é um espaço coberto, que garante proteção em caso de chuva, tem capacidade para montagem das estruturas do evento, conforto para todas as idades e acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida”.
Além disso, a escolha do local, conforme a pasta municipal, considera dados do Diagnóstico do Desenvolvimento da Cultura em Maringá, realizado em 2023 pela Secretaria de Cultura em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). “O estudo aponta que o Parque de Exposições é o local mais frequentado pela população em eventos culturais na cidade”.
Sobre a praça do antigo aeroporto, que recebeu a Virada Cultural em edições anteriores, o município explicou que não pode mais ser utilizada para eventos como esse, devido à proximidade com o Hospital da Criança. “A legislação restringe a realização de eventos com grande volume sonoro nas imediações de unidades de saúde, a fim de preservar o bem-estar dos pacientes internados”.
Nesse sentido, “outros espaços públicos avaliados não comportam a estrutura prevista para a Virada Cultural deste ano, que será um grande evento e envolverá ações de diversas secretarias”.
E ainda que a Semuc firmou uma parceria com a Sociedade Rural de Maringá e por isso não haverá custos de realização da Virada Cultural no Parque de Exposições. “A Secretaria de Cultura informa que está finalizando o edital para contratação dos artistas locais que participarão da Virada Cultural 2025. A Virada seguirá sendo um evento gratuito, acessível e com atrações locais e nacionais”.
***Matéria alterada para acréscimo de informações às 21h40 de 02/07/2025