Na época de Carnaval o setor de turismo no Brasil vai ter faturamento em torno de R$ 9 bilhões. O impacto é 10% maior que 2023 e promete crescer em todos os estados segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No Paraná o índice aponta o crescimento de 14,5% nessa época do ano, ficando atrás apenas de Minas Gerais. O faturamento ainda indica R$ 2,5 bilhões nas atividades turísticas no estado. A reportagem de O Maringá entrevistou o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Edson Scabora, para saber quais as perspectivas na cidade nessa época carnavalesca.
Ele explica que a organização de festas de carnaval, caso de ‘Expoingá’, ‘Maringá Encantada’, entre outras, atraem os turistas e incentivam cada vez mais também os maringaenses a usufruir sem precisar buscar divertimento fora da cidade. “Essas festas são ativos turísticos da nossa cidade, atraem pessoas para Maringá. Elas precisam se alimentar, ficar em hotéis, elas gastam aqui o seu dinheiro e o maringaense é também turista na sua própria cidade”, comenta.
A ideia em Maringá é que o carnaval se torne tão tradicional e concreto quanto a‘Maringá Encantada’ que já entrou no roteiro brasileiro do turismo e faz movimentar e aquecer a economia, gerando cada vez mais oportunidades de trabalho e divertimento e lazer às pessoas. O Carnaval proporciona ainda, o incremento cultural no qual Maringá tem avançado ano a ano em momentos e eventos auxiliando e impulsionando o setor econômico maringaense.
O secretário de Cultura, Victor Simião, explica que a cultura é uma ferramenta fundamental no processo econômico brasileiro e exemplifica. “Dados do ano passado do Observatório Itaú Cultural mostraram que, entre 2010 e 2020, o crescimento do PIB no Brasil foi de 0,2%, enquanto as políticas da economia criativa chegaram a 3,2% na média”.
Maior Carnaval popular da história
Ações como o pré-carnaval realizado este ano e várias festas culturais em 2023, estimulam milhares de pessoas sendo cada vez mais frequentes na cidade. “Ano passado nós tivemos a virada cultural, show da virada, mês da música, Flim, show do dia do trabalhador, carnaval popular, movimentando 800 mil pessoas através desses eventos”, destaca Simião. Este ano só no carnaval popular foram cinco dias de programação, só com o pré-carnaval no último dia 28 de janeiro, foram mais de 3.500 pessoas que fizeram a festa com o trio elétrico de axé e pagode.
A celebração popular em Maringá ocorreu nos dias 10, 11 (sábado e domingo). No total dez atrações musicais fizeram a alegria dos foliões na Vila Olímpica nos dois palcos. Os tradicionais blocos carnavalescos, além da Banda Metrópole e DJs, comandaram a festividade. Os festejos carnavalescos movimentaram vários setores sendo a maior da história. Música, confete, serpentina, fantasia, alegria, axé, samba, pagode e as tradicionais marchinhas embalaram os dois dias do ′Carnaval de Maringá 2024′ na Vila Olímpica. Promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, a folia reuniu mais de 20 mil pessoas, somando os públicos de sábado, 10, e domingo, 11. O evento também incentivou a solidariedade com a arrecadação de milhares de alimentos, que serão destinados a entidades assistenciais por meio do Provopar.
Segurança nas festas de carnaval
Sempre existe a preocupação das pessoas quanto a segurança dos locais públicos, ainda mais com o grande número de indivíduos reunidos em festas. Para organizar a maior programação da história de carnaval a secretaria de cultura se reuniu com diversos setores, desde bombeiros, polícias, mobilidade urbana, fazenda, limpeza urbana e outras secretarias para garantir a tranquilidade dos foliões. “Todo mundo entendeu, colocamos o mapa da festa e não tivemos nenhum problema nesse pré-carnaval. Isso mostra como o poder público é fundamental pra instigar, mostrar que é possível fazer, realizar e entrar mais uma vez para história”, salienta o secretário de cultura.
Carnaval para as crianças
As crianças terão uma folia especial com a segunda edição do ′Carnaval Infantil′. A festividade será logo mais às 15 horas, no Ginásio de Esportes do Parque do Japão, com muita música infantil e atividades recreativas.