A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) está oferecendo aos alunos da rede estadual uma oportunidade para quem tiver interesse em entrar no mercado de tecnologia da informação (TI). Isso será possível por meio do programa EduTech, que tem disponível 150 mil vagas em cursos de programação para os estudantes tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental. As inscrições vão até esta sexta-feira (12). Até ontem, 50 mil vagas já foram ocupadas.
“Esse é um projeto que nos dá grande orgulho. Por isso, decidimos ampliá-lo em 2021. Além de conhecimento, proporciona condições para nossos alunos trilharem uma carreira no futuro em um mercado que cada vez mais busca esses profissionais”, disse Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte.
Para Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), o setor de TI é a cada dia mais estratégico. “É importante, portanto, que nós produzamos tecnologia, não ficando apenas como consumidores.” Ele ainda relata que o contexto é positivo para a oferta de vagas na área, visto que outros segmentos da economia têm muita demanda tecnológica. “Os demais setores ficaram ainda mais dependentes da TI. Houve impacto no home office, delivery, varejo. O agronegócio e a indústria também continuam investindo fortemente em tecnologia. Ou seja, o setor de TI é fortemente demandado pelos demais. Então, há uma grande oferta de vagas para essa área.”
Estudo
Um estudo da IDC Brasil (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda) adota a estimativa de aumento do mercado. O órgão considera que o segmento de TI deve expandir 11% este ano, e que o mercado corporativo, que inclui software, hardware e serviços, terá um crescimento de 10%. A previsão faz parte do estudo IDC Predictions, que prevê tendências do mercado.
EduTech
O programa lançado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem 150 mil vagas abertas para cursos gratuitos de programação, games e animação, reservados a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual. As aulas acontecerão remotamente, via Google Classroom, com um professor de programação como tutor de cada turma virtual. Elas têm início em 22 de março e se encerram junto com o fim do ano letivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 12 de março na página http://www.educacao.pr.gov.br/programacao.