O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mudou o calendário do Censo da Educação Superior (Censup) do ano passado. Os novos prazos foram divulgados nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União, depois da atualização de novas utilidades no Sistema Censup, usado por recenseadores e auxiliares institucionais para o preenchimento da pesquisa.
Ontem o Inep fez um encontro virtual para explicar para os representantes das instituições a respeito dos assuntos relacionados aos ajustes de cronograma e ao aprimoramento do sistema.
As novas finalidades à disposição são: migração de curso; migração de aluno; apagar dados de docente e de laboratório; verificação de erro de instituição e verificação de erro de curso.
Como a coleta do Censo Superior começou em 1º de março, o Inep já tinha oferecido anteriormente os módulos Cadastro do Recenseador Institucional, Instituição de Educação Superior, Curso, Docente e Aluno.
As instituições de educação superior terão até 17 de outubro para declarar as informações ao Censup. O prazo estimado anteriormente iria até 16 de julho. Os períodos para fazer os demais processos também foram adiados, como as etapas de conferência, verificação, ajustes e homologação.
Com as alterações, a divulgação dos dados do censo, que seria em 7 de dezembro, está prevista para 18 de fevereiro do ano que vem.
No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários da pesquisa.