As aulas do segundo semestre da rede estadual de educação do Paraná iniciaram em 21 de julho. Com o retorno do ensino presencial, alunos que haviam abandonado os estudos ficaram animados para voltar a frequentar a escola. Em 23 de junho, aproximadamente 54 mil estudantes não estavam assistindo às aulas nem realizando as atividades escolares. Na última segunda-feira (2) essa quantia alcançou 22 mil, ou seja, uma queda de 59%.
Colégios de todo o Estado aproveitam a ocasião de volta desses estudantes para fortalecer as buscas ativas, com o intuito de impedir o abandono escolar e estimular que o aluno permaneça em sala de aula. As buscas são feitas por equipes pedagógicas e acontecem por meio de telefonemas, cartas, comunicados oficiais e visitas às casas dos estudantes e responsáveis.
Dessa maneira, existem parcerias com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Conselho Tutelar que podem ser solicitados caso os alunos ou responsáveis não compareçam à instituição de ensino mesmo depois de serem convocados a retornar para as aulas.
No decorrer do período de ensino remoto no ano passado, os colégios estaduais utilizaram muitos recursos para acompanhar e encorajar os estudantes. Em Pinhão, a equipe de uma escola rural chegou a percorrer 50 quilômetros para visitar os alunos e auxiliá-los a usar os aplicativos Aula Paraná e Google Classroom. Já em São Mateus do Sul e Umuarama, colégios organizaram carreatas para alcançar os estudantes. Outro exemplo aconteceu em Ibaiti, onde uma professora percorreu a pé um trajeto passando pelas casas dos alunos para motivá-los e conversar com os pais.
No primeiro semestre deste ano, foram preparados diversos atos, nomeados de Dia D, para entusiasmar a participação dos estudantes nas aulas ao vivo, que aconteciam via Google Meet. Esse modelo de ensino continua sendo utilizado adicionalmente às aulas presenciais que ocorrem em quase todas as instituições de ensino estaduais neste segundo semestre letivo.