O ano de 2023 foi positivo para o setor cultural de Maringá, segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). A pasta comandada pelo jornalista e sociólogo Victor Simião atingiu 1 milhão de pessoas com ações culturais. “Um recorde”, conforme ele escreveu nas redes sociais.
E o início de 2024 ficou marcado por projetos como o “Férias nas Bibliotecas” e o “Mês de Férias no CAC”. Sem contar as duas datas de Folia de Reis, uma festa tradicional e popular.
“Demos o resultado de mérito dos editais da Lei Paulo Gustavo; fizemos uma capacitação para o prêmio Aniceto Matti, que terminou com 149 inscritos; iniciamos a nova rodada de ‘Diálogos Setoriais’; criamos um grupo de trabalho para discutir a Política Nacional Aldir Blanc, cuja primeira reunião já ocorreu; entregamos um grande pré-Carnaval de rua; lançamos o ‘Volta Histórica’ durante a semana e o ‘Visita Guiada’ ao teatro Calil Haddad aos finais de semana, entre outras ações”, afirmou Simião.
Aliás, no dia 28 de janeiro mais de 3.500 pessoas aproveitaram a micareta comandada pelo Grupo Sempre Tem, durante a primeira edição do Pré-Carnaval da cidade, promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura. O trio elétrico passou pela Avenida Reitor Rodolfo Purpur como aquecimento para o “Carnaval de Maringá 2024”, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro.
Neste domingo, 4, a Prefeitura promove a segunda festividade do Pré-Carnaval, com uma edição especial do “Circuito do Samba” na Praça Zumbi dos Palmares, das 17h às 20h. O Grupo Receita do Samba comanda a apresentação com convidados locais. A roda de samba começará às 17h e seguirá até as 20h.
Em breve, a Semuc dará o “start” na programação do ano e diversos projetos, como é o caso da nova edição do edital “Convite às Artes”, que reúne apresentações com entrada gratuita para as áreas de música, teatro, cinema, dança e exposições artísticas.
Carnaval
No final de semana seguinte, o ′Carnaval de Maringá 2024′ começa com três dias de folia. No sábado, 10, e domingo, 11, os bloquinhos e a Banda Metrópole comandam a festa na Vila Olímpica, das 14h às 21h. No dia 13, a Prefeitura promove o ′Carnaval Infantil′, com música e atividades recreativas para as crianças, no Parque do Japão, das 15h às 18h. A entrada será gratuita, com a arrecadação de um quilo de alimento. Em breve, a Prefeitura divulgará os locais para a troca de ingressos.