Jogos Mundiais Universitários, que serão disputados na Alemanha entre 16 e 27 de julho.
Brasília foi palco da maior competição universitária já realizada na América Latina, com a edição de 2024 dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs). Durante 12 dias, a capital federal recebeu milhares de atletas que competiram em busca de medalhas e levaram para casa não só conquistas esportivas, mas também grandes lições e memórias para os próximos desafios. Os números do evento também impressionam.
A 71ª edição dos JUBs contou com mais de 7 mil participantes vindos de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. Com 31 modalidades esportivas, o evento utilizou 18 hotéis, 13 locais de competição e distribuiu um total de 2.661 medalhas. Devido ao seu tamanho, os JUBs precisaram ser divididos em duas fases: a primeira semana dedicada às modalidades individuais, e a segunda com foco nas competições coletivas.
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) celebrou o sucesso da competição, mas já projeta maiores desafios para os próximos eventos. Luciano Cabral, presidente da entidade, destacou o compromisso de sempre elevar o padrão: “Nossa missão é fazer os jogos crescerem em tamanho e qualidade. À medida que qualificamos mais as competições, os eventos estaduais se fortalecem, aumentando o número de delegações. O grande desafio é oferecer cada vez mais qualidade, tanto técnica quanto estrutural, e estamos prontos para isso”, afirmou.
O evento também ofereceu uma infraestrutura de alto nível para os participantes e público. O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), sede administrativa dos JUBs, abrigou o Boulevard dos Atletas, uma área com 12 stands interativos de patrocinadores, espaço para socialização e lazer, como uma pista de kart elétrico. O local, aberto das 9h às 21h, foi o principal ponto de encontro dos atletas entre as competições.
Paulo Souza, gerente de logística e marketing da CBDU, destacou a eficiência na organização: “Criamos uma logística que permitiu o acesso rápido a todos os locais de competição, além de oferecer uma experiência única no Boulevard dos Atletas. Em parceria com o Governo do Distrito Federal, promovemos city tours e sorteios de passeios de balão, proporcionando uma edição de excelência em todos os aspectos.”
Os JUBs Brasília 2024 encerraram as competições universitárias deste ano no Brasil. Em 2025, os atletas se prepararão para o maior evento universitário do mundo, os Jogos Mundiais Universitários, que acontecerão na Alemanha, de 16 a 27 de julho.