Da Redação
Começa neste domingo (3) em Maringá, a terceira edição da MGF CUP, competição internacional de futebol de base que já faz parte do calendário nacional. O torneio terá abertura oficial às 15h no Estádio Willie Davids e se estenderá até o próximo dia 10. Participam 72 equipes de onze Estados brasileiros e também do Paraguai.
O evento é organizado pela A2H Assessoria Esportiva e Intercâmbio Esportivo, em parceria estratégica com a Prefeitura e Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá.
Além dos representantes locais, Maringá FC e Galo Maringá, têm presenças confirmadas grandes clubes do País como Palmeiras, Athletico-PR, São Paulo, Corinthians, Cerro Porteño (Paraguai), Chapecoense, Novorizontino e Vila Nova FC de Goiás. Serão disputados troféus nas categorias, Sub-12, Sub-14 e Sub-16.
Ao todo, serão 33 partidas em seis cidades da região: Floresta, Distrito de Iguatemi, Sarandi, Distrito de Floriano, Ourizona, Floraí e São Jorge do Ivaí. Além do futebol de campo, esse ano terá também inclusão do futsal Sub 10, com seis equipes disputando a MGF CUP no ginásio da AABB Maringá.
De acordo com o sócio fundador do Grupo A2H Assessoria e Intercâmbio Esportivo, Augusto Moura, a competição movimenta a economia da cidade e da região, além de pessoas e gerar oportunidades por meio do esporte. “Uma máquina de conexões, assim adjetivamos a MGF CUP, um torneio internacional de futebol de base que em sua terceira edição bate recorde de clubes participantes, clubes de expressão no cenário nacional e olheiros de grandes equipes também confirmados. Assim, conectamos pessoas, geramos oportunidades e aquecemos consideravelmente o turismo e a economia de Maringá e região”, explicou Moura.
A competição contará também com diversas ações sociais na região, como plantio de mudas de árvores, direcionamento dos copos plásticos utilizados na competição para cooperativa de reciclagem, comunicação visual nos jogos como faixas e banners sobre a conscientização contra o racismo, doação das bolas utilizadas no campeonato para escolas municipais e arrecadação de alimentos na abertura do evento para serem doados.
Para o diretor da empresa organizadora, Alexandre Araújo, as ações sociais do evento são importantes para impactar a região positivamente em todas as esferas. “Outros elementos não menos importantes se dão pela nossa preocupação em direcionar esforços para promover políticas sociais, educacionais e ambientais de forma impactante, para atingirmos positivamente a região economicamente e socialmente”, projetou Araújo.
As ações serão realizadas pela organização e também por atletas de equipes que vão participar do evento, como explica Henrique Leite, também organizador do evento. “Além do trabalho já definido de doações, vamos incluir os jovens atletas para que eles possam fazer parte dessas ações. Acreditamos que, além do beneficiado, essa participação vai ser importante no seu processo de formação como atleta e cidadão”, explicou Henrique. A programação completa dos jogos está disponível no perfil oficial no Instagram da A2H Assessoria Esportiva: @a2hassessoriaesportiva. Com Assessoria de Imprensa.