Os jogos da segunda-feira, 2, que fecharam a 8ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, mexeram com a parte de cima da tabela de classificação e deixaram o Maringá FC em situação periclitante, em sétimo lugar, podendo sair do G8 com qualquer resultado que não seja a vitória na próxima rodada, quando vai enfrentar o Náutico em Recife (PE).
O Maringá, que tinha dormido como quinto colocado após o empate com o Ituano na noite de domingo no Willie Davids, terminou a segunda-feira em sétimo, apenas 1 ponto à frente do Ituano, que é o último dentro da zona de classificação e que também corre o risco de sair dela na próxima rodada se não vencer.
A mexida na tabela se deu por conta da vitória de virada do CSA por 3 a 1 sobre o São Bernardo, fora de casa, e da vitória do Ypiranga sobre o líder Ponte Preta, por 1 a 0, em pleno Moisés Lucarelli, em Campinas.
Com os 3 pontos da vitória, o Ypiranga alcançou o quarto lugar na tabela, com 13 pontos, mesma pontuação do Maringá, só que com uma vitória a mais.
Já o CSA, também com 13 pontos, fica em sexto por ter melhor saldo de gols do que o Maringá FC.
O Maringá FC, que começou bem a competição, com uma sequência de vitórias, perdeu o ritmo inicial após derrota para o CSA em Alagoas, tendo quebrada uma invencibilidade de 13 jogos. Já na época a equipe maringaense tinha como falhas o excesso de faltas cometidas por sua defesa, com seguidas expulsões de zagueiros, e por levar muitos gols a partir de bola parada.
Após a derrota, o time só vem conseguindo empates, o que justifica a queda para o sétimo lugar na tabela.
Diferente das duas divisões acima, a Série C não tem um formato único de ida e volta onde todos se enfrentam. Após jogos em um turno, os oito melhores se dividem em dois grupos e os dois primeiros de cada chave sobem para a Série B.

Veja também