Maringá FC sofre virada, perde por 2 a 1 para o Coritiba e vai em desvantagem para a finalíssima

missão do maringá fc

As conquistas do clube neste campeonato foram as maiores Foto: Fernando Teramatsu

O Maringá Futebol Clube perdeu de virada para o Coritiba por 1 a 2 na noite desta quarta-feira, 30, no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense 2022, na primeira derrota sofrida em seu estádio neste ano. O jogo decisivo será domingo, a partir das 16 horas no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, onde o Coxo precisa apenas empatar para ficar com o título de campeão deste ano.

O jogo desta quarta-feira foi sob muita chuva, mas empurrado por um público de mais de 12 mil pessoas, o Maringá FC teve o domínio de praticamente todo o primeiro tempo. O Coritiba, sabendo que o forte da equipe maringaense são as jogadas pelos lados com Mirandinha pela esquerda e Saraiva pela direita, tratou de dificultar a estratégia maringaense com forte marcação sobre os dois atacantes, mas, o técnico maringaense, Jorge Castilho, inverteu o estilo de jogo e o Maringá passou a atacar pelo meio, passando a levar perigo à meta coxa branca.

A estratégia funcionou e em uma jogada pelo meio, Mirandinha chutou forte, o goleiro Muralha  não conseguiu segurar a bola molhada e soltou-a praticamente nos pés do atacante Alemão. Resultado: gol do Maringá aos 30 minutos da etapa inicial.

A equipe maringaense foi melhor durante todo o primeiro tempo e iniciou melhor que o Coxa também o segundo tempo, até que aos 20 minutos houve uma falha defensiva. Após lateral, Matheus Bianqui afastou mal e Léo Gamalho, o melhor atacante do campeonato, girou na marcação para chutar na saída do goleiro Dheimison para empatar.

Após sofrer o gol, o Maringá se desconcentrou e se desorganizou. Aí entrou em campo a experiência de um time que já foi campeão brasileiro e que não é finalista do Paranaense por acaso.

O Maringá dominou o primeiro tempo e parte do segundo, mas sofreu um apagadão após levar um gol por falha da defesa Foto: Fernando Teramatsu

O time do técnico Gustavo Morinigo soube tirar proveito do mau momento do Maringá FC, dominou o jogo, impôs seu ritmo e quatro minutos depois do gol virou. Thonny Anderson encontrou Warley pela direita, que cruzou para Igor Paixão pegar de primeira e virar.

Em vantagem, o Coxa passou a administrar o jogo e ainda quase ampliou nos acréscimos, em chute de Andrey que explodiu no travessão.

 

Em desvantagem, sim, mas lutando pelo título

Indo em desvantagem para o segundo jogo, o Maringá FC precisa vencer por uma diferença de dois gols para ser campeão. Vencendo com um gol de diferença, leva a partida para as penalidades. Já o Coritiba, pode ser campeão com qualquer resultado que não seja derrota. Um empate já basta.

 

“O que a gente se propôs a fazer, fizemos no primeiro tempo. No segundo tempo houve um delay de uns cinco ou seis minutos e eles [o Coritiba] não perdoam”, disse o técnico Jorge Castilho, do Maringá, ao final da partida.

Segundo ele, “sabemos da dificuldade que vamos ter lá, mas não desistimos, uma vitória simples leva para os pênaltis”.

O técnico diz que “temos que lamentar, sim, mas isso é só hoje. Depois vamos erguer a cabeça, nos apresentar amanhã [quinta-feira], ver os erros que tivemos hoje, os acertos, ajustar e ir para Curitiba”.

 

PÚBLICO E RENDA

Pagante:       11.752

Livre:            786

Total: 12.538

 

Renda:           R$ 467.102

 

MARINGÁ X CORITIBA

Local: Willie Davids, em Maringá (PR)

Data: 30/03/2022 – 20h07 (de Brasília)

Árbitro: Leonardo Ferreira Lima auxiliado Assistentes: Wagner Junior Bonfim Ledo e Bruno Fernando Aparecido Rohling

Cartões amarelos: Ronald e Alemão (Maringá); Guilherme Biro e Val (Coritiba)

GOLS: Alemão (29’/1ºT) (1-0); Léo Gamalho (20’/2ºT) (1-1); Igor Paixão (25’/2ºT) (1-2)

MARINGÁ (Técnico: Jorge Castilhos)

Dheimison; Marcos Vinícius, Gustavo Vilar, Ronald e Raphinha; Parrudo (Guilherme Castro, aos 39’/2ºT), João Denoni e Matheus Bianqui; Mirandinha (David Ribeiro, aos 41’/2ºT), Felipe Saraiva (Lucão, aos 41’/2ºT) e Alemão (Robertinho, aos 29’/2ºT).

 

CORITIBA (Técnico: Gustavo Morínigo)

Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre, aos 37’/2ºT), Guillermo de los Santos, Guilherme Biro e Luciano Castán; Matheus Sales (Andrey, aos 24’/2ºT), Val (Bernardo, aos 36’/2ºT) e Robinho (Thonny Anderson, aos 24’/2ºT); Igor Paixão, Alef Manga (Egídio, aos 42’/2ºT) e Léo Gamalho.

 

Sair da versão mobile