O maringaense Paulo Eduardo Sacchelli Saçaki, técnico da modalidade BMX Freestyle Park, está de partida para Paris, França, onde vai acompanhar o atleta Gustavo Batista de Oliveira, mais conhecido como Gustavo Bala Loka, nas Olimpíadas que começam nos próximos dias.
Bala Loka é o melhor ciclista do país em uma modalidade Olímpica. Atleta de 21 anos terminou em 10º lugar no Mundial 2023 e meses depois, em novembro, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos em Santiago.
Embora Bala Loka seja de São Bernardo do Campo (SP), ele treinou várias vezes em Maringá e foi campeão brasileiro em 2022 em uma competição realizada em Maringá. O BMX Freestyle entrou no programa Olímpico na última edição das Olimpíadas, em Tóquio, em plena pandemia do novo coronavírus.
Maringá investiu na modalidade, reformando o ginásio do Conjunto Requião, onde ocorrem os treinos da Associação BMX Freestyle Maringá, local em que Paulo Saçaki treina sua equipe e onde ele e outros técnicos do ciclismo brasileiro prepararam, em abril deste ano, a Seleção Brasileira para as disputas pré-olímpicas.
Veja também