Da Editoria e Esportes
Com Agências
Em busca de um título que conquistou pela última vez há 36 anos, a seleção brasileira sub-23 estreou com vitória apertada nos Jogos Pan-Americanos. Na noite da última segunda-feira (23) passou pelo selecionado dos Estados Unidos por 1 a 0, no estádio Elias Figueroa. O confronto, válido pela primeira rodada do torneio masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, foi definido apenas na segunda etapa, com gol marcado pelo zagueiro Miranda (Vasco), aos 41 minutos.
A primeira real oportunidade veio apenas aos 33 minutos, em belo chute de Igor Jesus, para defesa igualmente bela na ponte do goleiro dos EUA, Carrera. Com poucas ações ofensivas de ambos os lados e um número elevado de faltas (15 no total), o juiz venezuelano encerrou o primeiro tempo após três minutos de acréscimo.
Sem alterações para a segunda etapa, mas com clara mudança de postura, o Brasil começou pressionando os EUA e com menos de cinco minutos já havia chutado mais ao gol que em toda a etapa inicial. Apesar da pressão brasileira, com uma defesa bem postada, os EUA conseguiam conter o ímpeto dos comandados de Ramon Menezes.
Aos 31 minutos, entrava Miranda, zagueiro do Vasco, entrou no lugar de Marquinhos e dez minutos depois, após belo cruzamento do capitão Guilherme Biro, com direito a desvio de Matheus Dias, enfim abria o marcador para o Brasil. A vitória, ainda que magra, trouxe alívio em Valparaíso.
As seleções tornam a entrar em campo na quinta-feira (26). Os EUA encaram a seleção de Honduras, às 15h (de Brasília), já o Brasil enfrenta a Colômbia, às 20h (de Brasília), em Viña del Mar, no estádio Sausalito. As duas primeiras seleções de cada um dos dois grupos se classificam para as semifinais.
Ramón Menezes usou Mycael; Arthur, Michel e Patryck; Matheus Dias, Ronald (Kaio César), Igor Jesus e Gabriel Pirani (Thauan Lara); Marquinhos (Miranda), Guilherme Biro (Gustavo Martins) e Matheus Nascimento.
Os convocados são: goleiros – Andrew (Gil Vicente-POR), Matheus Donelli (Corinthians) e Mycael (Athletico-PR); laterais – João Moreira (São Paulo), Patryck (São Paulo) e Rikelme (Cuiabá); zagueiros – Arthur Chaves (Acadêmico de Viseu-POR), Gustavo Martins (Grêmio) e Lucas Halter (Goiás); meio-campistas – Igor Jesus (Flamengo), Guilherme Biro (Corinthians), Marquinhos (Nantes-FRA), Matheus Dias (Internacional) e Ronald (Grêmio); atacantes: Figueiredo (Vasco da Gama), Gabriel Pirani (DC United-EUA), Kaio (Coritiba) e Matheus Nascimento (Botafogo).