Cálculos visando título na parte de cima da classificação, e desespero no outro extremo da mesma tabela. Clubes tradicionais convivem com essa agonia. Dos que nunca experimentaram o amargor da Segunda Divisão desse que o Nacional é disputado no formando de acesso e descenso, não existe ameaça contundente. Flamengo, Santos e São Paulo fazem parte deste seleto clube de onde foram catapultados recentemente Internacional e Cruzeiro. Os três têm 0% de queda. Mas o risco existe para siglas que já foram campeãs nacionais. Casos de Coritiba e Botafogo. A situação do Coxa é a mais crítica. O Alviverde, dono do título em 1984, soma absurdos 97,3% de chances para a degola, e só a evitará no caso de um milagre.
O Botafogo, que na rodada anterior perdeu em casa para o Corinthians, tem 90,2% de possibilidade de rebaixamento. Na era dos pontos corridos, desde 2006, apenas um clube conseguiu fugir da Série B com a pontuação atual do Botafogo (23): o Fluminense, em 2009, que ganhou sete e empatou quatro dos seus últimos 11 jogos.
O time da Estrela Solitária não cai caso consiga amealhar pelo menos mais 20 pontos nas 11 rodadas restantes. Abaixo destes, as chances de queda são para Goiás (80,6%), Sport (45,4%), Bahia (40%) e Vasco (38,3%).