No dia 1º de agosto, Dia Mundial da Amamentação, o Hospital Universitário de Maringá (HUM) reforça a importância de seu Banco de Leite Humano (BLH), o único da região, que atende os demais hospitais da região, garantindo alimentação aos bebês, que por algum motivo, não podem recebê-la diretamente da mãe.
O BLH é abastecido por doadoras que produzem leite em excesso, garantindo qualidade de vida para muitas crianças. Como o exemplo da supervisora Patrícia Fernanda Ramalho, que teve seu filho Arthur há quatro meses e desde o sexto dia de vida dele passou a coletar leite para poder nutrir também outros bebês. “Me sinto muito privilegiada. Sempre foi um sonho ser mãe e poder amamentar. Meu sonho também era poder doar leite materno, me sinto muito feliz por poder ajudar”, afirma.
O leite materno deve ser o único alimento ingerido pelos bebês até o sexto mês de vida. Com ele a criança recebe a nutrição necessária e também anticorpos que irão protegê-lo no início da vida, de doenças como: diarreia, infecções, asma, diabetes, etc. A amamentação contribui também para o desenvolvimento da fala e para que a criança tenha uma boa respiração.
Obs: o mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado para conscientizar e esclarecer a importância do aleitamento materno e está relacionado à cor dourada devido ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná e Biblioteca Virtual em Saúde