Dia de São Batista de Rossi

Dia 23 de maio é considerado na religião católica o dia de São Batista de Rossi que nasceu na província de Gênova na Itália, no dia 22 de fevereiro de 1698.

São Batista de Rossi

São Batista de Rossi

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Aos 13 anos de idade foi chamado para morar em Roma com seu primo Lourenço Rossi, que já era sacerdote.

Entrando no Colégio Romano dos jesuítas, prosseguiu comêxito nos estudos, se formou e doutorou em filosofia, convivendo com os maiores e mais preparados clérigos de sua geração. Condluiu posteriormente o curso de teologia com os Dominicanos de Minerva.

Em 1721 recebeu a unção sacerdotal.  Como sacerdote fundou a “Pia União de Sacerdotes Seculares” e a dirigiu por alguns anos. Querendo posteriormente obras mais abundantes fundou a Casa de Santa Gala, destinadas para homens carentes e posteriormente a Casa São Luiz Gonzaga, para mulheres necessitadas.

São Batista Rossi tinha um Santo de devoção que era São Luiz Gonzaga e por isso buscava seguir seus exemplos de vida em sua missão apostólica. Seu objetivo era acolher os mais necessitados, os doentes, encarcerados, pobres e pecadores.

São Batista de Rossi possuía um dom de aconselhamento, era atencioso e paciente com os fiéis. Apesar do apresso pelas pessoas de uma classe social mais baixa ele não negava aconselhamento nem atendimentos a ninguém da comunidade, dirigindo tudo com muita doçura e dedicação. Por este motivo, tornou-se o confessor das irmãs da Caridade.

Morreu no dia 23 de maio de 1764, com sessenta e seis anos após ser vencido por uma doença. O funeral foi pago pelos devotos pois São Batista de Rossi não tinha fortuna nem adquiria bens no decorrer de sua vida, dando atenção e prioridade as necessidades dos mais pobres e desfavorecidos. E foi canalizado pelo papa Leão XIII no ano de 1881.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile