Entidades reivindicam ao governo federal ponte e estradas no noroeste do Paraná

ponte e rodovias

Os maringaenses Jaime Valler (o primeiro à esquerda) e Afonso Shiozake fizeram parte da comitiva recebida pelo ministro da Infraestrutura Foto: Divulgação

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Em audiência com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, na semana passada, um grupo de lideranças paranaenses e sul-mato-grossenses solicitou uma importante obra para a região noroeste do Paraná: a duplicação da BR 376, entre Paranavaí e Nova Londrina. Trata-se de uma estrada necessária para o escoamento da produção agrícola para os portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP) e para garantir mais segurança aos usuários das rodovias em direção às praias de água doce da região de Porto Rico, Rio Paraná. As lideranças também solicitaram a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná que encurtará em 130 quilômetros a ligação entre os dois Estados.

Além de diretores e técnicos do ministério, participaram representantes de diversas entidades, como o vice-presidente da Associação Comercial de Maringá José Carlos Barbieri, que é também presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares e presidente do Conselho de Desenvolvimento Maringá (Codem). Também o diretor da Transcocamar e da Federação de Transportes de Cargas do Paraná, Afonso Shiozaki, representou o empresariado de Maringá. O grupo contou com 12 empresários e políticos.

Conforme o diretor Financeiro da Sociedade Civil do Paraná (Socipar), Edilson Avelar, os empresários contrataram uma empresa especializada na contagem de veículos que transitam no trecho durante 12 meses: são mais de 23,4 mil eixos diários. Agora o ministro Sampaio se reunirá com as equipes técnicas do ministério, da Empresa de Planejamento e Logística e da Agência Nacional de Transporte Terrestre para recontar os veículos que trafegam no trecho e analisar a necessidade da duplicação.

 

Nova ponte e mais rodovias

O encontro com o ministro e com o presidente da República começou a ser organizado há dois meses em Maringá, quando empresários, produtores rurais e diretores de várias entidades se reuniram na Sociedade Rural de Maringá (SRM) para debater soluções para questões comuns aos dois Estados. O evento organizado pelos maringaenses Jaime Valler, que tem negócios no Paraná e no Mato Grosso do Sul, e Raymundo do Prado Vermelho contou com a presença de um candidato ao governo do Mato Grosso do Sul e um ex-senador.

Na época, foi anunciado que os governos dos dois Estados definiram a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraná, ligando Mato Grosso do Sul ao estado do Paraná pela BR-376, entre Paranavaí e Taquarussu. Ao todo, o custo da obra pode chegar a R$ 850 milhões, incluindo a construção da ponte e duplicação de 95 quilômetros da BR-376 no trecho paranaense e outros 30 quilômetros em pista simples de Mato Grosso do Sul.

A empresa Itaipu Binacional anunciou que vai disponibilizar R$ 3.012.788 para realizar Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) necessários para a construção.

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