Depois de uma repescagem inédita na semifinal, sete composições estão classificadas para a final da terceira edição do VEM – Voz, Evangelização e Música, maior festival da música católica contemporânea brasileira. A grande final está marcada para o próximo sábado, 26, em Curitiba, com as apresentações, acompanhadas por orquestra de câmara, dos candidatos e show do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar É Preciso, organizadora do festival.
Os cantores e compositores escolhidos vão concorrer às categorias de Melhor Composição, Melhor Intérprete e o cantor mais querido, escolhido por Voto Popular. São eles: Camila Fragoso, de Fraiburgo (SC), com a composição “Meu Lugar”; Fábio Scatambulo, de Maringá (PR), com “Creio em Ti”; John Lima, de Ponta Grossa (PR), com a pegada sertaneja de “Apaixonado por Jesus”; a dupla Mateus e Raíssa, de Jundiaí (SP), interpretando a composição “Diálogo”, do seminarista Carlos Henrique; Thy Lima, de Sorriso (MT), com a música “Estou Contigo”; Vanessa Gomes, de Bauru (SP), com “Vale a Pena Viver” e a sétima finalista, que foi selecionada por meio da repescagem dos jurados – decisão adotada pela primeira vez em uma edição do VEM -, Verônica Dias, de Engenheiro Caldas (MG). Ela vai interpretar na grande final do VEM 2023 a canção “Nova Criatura”.
Número recorde de inscrições
Os finalistas passaram pela etapa classificatória, que selecionou 16 canções inéditas entre 508 músicas inscritas para o festival, um número recorde de inscrições. No palco do VEM, no auditório da Associação Evangelizar É Preciso, eles defenderam as composições em duas noites de auditório cheio, no último fim de semana. “O VEM já é um sucesso nacional e nos indica como a música voltada à evangelização gera bastante entusiasmo, especialmente para o público jovem, que participa ativamente da vida da Igreja nas suas comunidades e que renova a cena da música católica contemporânea brasileira”, comenta o diretor do VEM 2023, jornalista José de Melo.
Fábio Scatambulo é Maringá no VEM
O maringaense Fábio Scatambulo é o semifinalista mais jovem do festival. Estudante de Medicina, ele tem 18 anos, e representa a Paróquia Santa Maria Goretti. Além de cantor, o candidato é o compositor da música “Creio em Ti”, selecionada entre as mais de 500 canções inscritas no VEM. “Espero que Deus fale, através das minhas composições, com as pessoas que estão sem esperança. É esse o propósito da música na minha vida”, descreve.
https://www.youtube.com/watch?v=usqCffNGDSU
O outro paranaense escolhido para a semifinal é John Lima, de 33 anos, de Ponta Grossa, que, com a canção “Apaixonado Por Jesus”, vai representar a paróquia Medianeira. O compositor, produtor musical e cantor tem três filhas e trabalha como analista de pastoral do Centro Social Marista Santa Mônica.
Além deles, a lista de selecionados para a semifinal do VEM tem participantes dos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Pará e Pernambuco.
Finalistas do VEM 2023
1 – Camila Fragoso | 21 anos | Fraiburgo-SC
Composição: Meu Lugar
2 – Fábio Scatambulo | 18 anos | Maringá-PR
Composição: Creio em Ti
3 – John Lima | 33 anos | Ponta Grossa-PR
Composição: Apaixonado Por Jesus
4 – Mateus e Raissa | 20 anos | Jundiaí-SP
Intérprete da composição do Seminarista Carlos Henrique: Diálogo
5 – ThyLima | 33 anos | Sorriso-MT
Composição: Estou Contigo
6 – Vanessa Gomes | 36 anos | Bauru-SP
Composição: Vale a Pena Viver
7 – Veronica Dias | 31 anos | Engenheiro Caldas-MG
Composição: Nova Criatura