Hemocentro de Maringá recebe unidade móvel para coleta de sangue

A nova unidade móvel de coleta do Hemocentro de Maringá é única no Paraná em termos de adequações, inovações e estrutura

news interna abf6687a5efc4f93bd17f04084c441a2

Veículo foi adaptado por uma empresa especializada para proporcionar qualidade no atendimento aos doadores - Maringá, 19/07/2021 - Foto: UEM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), recebeu um novo ónibus para funcionar como uma unidade móvel de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. O veículo adaptado conta com modernos sistemas de atendimento, quatro poltronas, e tem capacidade para fazer até 3 mil coletas por mês e está adaptado para o atendimento de portadores de necessidades especiais.

De acordo com a UEM, a nova unidade móvel de coleta do Hemocentro de Maringá é única no Paraná em termos de adequações, inovações e estrutura.

Segundo a diretora do Hemocentro, Márcia Regina Momesso, as coletas vão ser realizadas dentro da área de abrangência, que atualmente compreende os municípios da 15ª Regional de Saúde. “Há anos o Hemocentro vem pleiteando uma unidade, com novo chassi, carroceria e equipamentos modernos, propiciando à equipe e aos doadores de sangue maior conforto e segurança”, disse.

Hemepar lança nova versão de aplicativo para auxiliar na doação de sangue
Márcia ainda destaca que com toda a estrutura que a unidade dispõe será possível oferecer um serviço de qualidade, como a população merece, e fazer o deslocamento da equipe para alguns municípios mais distantes, promovendo a doação de sangue em locais que não teriam acesso a esses serviços.

“Agradecemos a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram para concretizar o projeto”, disse a diretora. “A iniciativa vai nos auxiliar na manutenção dos estoques e contribuir para salvar vidas, ampliar o número de doadores habituais e inserir no cotidiano da comunidade reflexões sobre conceitos de saúde e responsabilidade social”.

A unidade auxiliará significativamente na manutenção dos estoques de sangue com o atendimento descentralizado, facilitando a efetivação da doação para aqueles que têm dificuldade de deslocamento até a unidade central, provendo, inclusive, promovendo a fidelização do doador.

O novo veículo foi projetado por uma empresa especializada e conta com recursos modernos, equipamentos, mobiliário personalizado, construídos seguindo critérios funcionais de ergonomia e garantindo uma operação inteligente e funcional. Além do cumprimento das normas legais, no ônibus foi instalado um Sistema de Combate Ativo de Microorganismos no ar e nas Superfícies que elimina 99,99% das bactérias e vírus.

A previsão é que comece a funcionar nos próximos meses, assim que todos os processos e sistemas forem validados pela equipe técnica-operacional.

// Com informações de Agência Estadual de Notícias.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile