Jubileu, também conhecido como Ano Santo é um evento que convida os católicos a viverem um tempo de intensa espiritualidade, buscando a reconciliação com Deus e com o próximo.
É a oportunidade para experimentar a misericórdia divina e renovar a fé. As “Portas Santas” são abertas nas basílicas, simbolizando a passagem de um tempo de penitência para um tempo de misericórdia. Ao atravessá-las, os fiéis recebem um convite para experimentar a misericórdia de Deus.
O Jubileu incentiva os fiéis a realizarem peregrinações a locais sagrados. Além disso, são oferecidas indulgências especiais, que são remissões de penas temporais devidas ao pecado, sob determinadas condições. O Jubileu é momento de renovar a fé, um chamado para se conectar com Deus, com as pessoas e consigo mesmo.
O arcebispo dom Frei Severino Clasen presidirá celebrações com grupos específicos, uma por mês, de fevereiro a outubro. A primeira será no domingo, 23 de fevereiro, às 14h, destinada à Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo, Artistas e Comunicação.
Trabalhadores de todas essas áreas estão convidados a participar e celebrar juntos o Jubileu de Esperança.