IPVA pode ser pago via PIX no Paraná a partir desta quarta-feira

IPVA pode ser pago via PIX no Paraná a partir desta quarta-feira

Foto: Gilson Abreu/AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A partir desta quarta-feira (1o) os contribuintes poderão fazer o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no Estado do Paraná via PIX. De acordo com o Governo, a medida compõe uma readequação de recebimentos de guias do Estado, que contribui para que o pagamento seja realizado em qualquer banco, inclusive os digitais.

Inicialmente esta operação será utilizada para pagamento via aplicativo ou internet banking, indisponível para pagamento direto na agência bancária.

Para pagamento da guia, o contribuinte precisa abrir o aplicativo e escolher a opção “pagar um débito com Pix“, em seguida apontar a câmera do celular para o QR Code que aparece no canto superior direito da guia. O reconhecimento da quitação leva em torno de 15 minutos, de acordo com o Governo e logo após a certidão negativa poderá ser emitida. Em relação aos demais débitos, o contribuinte só conseguirá ter acesso às informações no dia seguinte ao pagamento.

“Essa mudança foi pensada para facilitar e modernizar o sistema da Guia de Recolhimento, fornecendo maior clareza na disposição das informações do documento, frente às novas necessidades”, disse o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual estão desenvolvendo a função do Pix online, para que o pagamento da guia seja identificado imediatamente, com a quitação definitiva.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile