Não importa a hora do dia: seja no café da manhã ou chá da tarde, o biscoito é sempre uma ótima opção de lanche para crianças e adultos

Não importa a hora do dia: seja no café da manhã ou chá da tarde, o biscoito é sempre uma ótima opção de lanche para crianças e adultos

Foto: Isamara Amâncio

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta terça-feira (20) comemoramos o dia nacional do biscoito. E quando pensamos nesse alimento logo vem à mente o sabor, crocância e os aromas de baunilha, limão, chocolate, nata, polvilho azedo e muitos outros que remetem à nossa infância, não é mesmo?

Seja industrial ou caseiro, produzidos com receitas simples ou sofisticadas, um pacote ou prato de biscoitos pode ser consumido individualmente, dependendo da fome, ou então compartilhado com pessoas que queremos bem, independente da hora do dia, seja no café da manhã, sobremesa após o almoço, lanche da tarde e até mesmo a noite.

 

É bolacha ou biscoito?

Você já deve ter escutado essa frase algumas vezes, não é verdade? Para a Associação Brasileira das Indústrias Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), as duas expressões estão corretas, só que na maioria das vezes as bolachas são mais secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos. A associação explica que nos estados do Amapá, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul predominam o uso da palavra bolacha. Já os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro é usado o termo biscoito.

A pedagoga Dayane Dalquana da Silva nos conta que começou a fazer biscoitos para a família no Natal de 2009. Ela gostou tanto do resultado que em 2010 foi até São Paulo para fazer um curso de biscoitos decorados e a partir daí não parou mais. “Há onze anos faço os biscoitinhos para todas as ocasiões: festas de aniversários, casamentos, nascimento, batizado e corporativo, mas os mais procurados são para as épocas da Páscoa e Natal”, disse Dayane. Ela é responsável pela loja de doces @horadobiscoito_ no Instagram.

Em 2018 ela começou a fazer oficinas de biscoitos e foi um sucesso, mas com a pandemia teve que reestruturar as vendas, passando a produzir kits para crianças com a faixa etária entre 4 a 13 anos poderem decorar os biscoitos em suas casas, com o auxílio dos pais ou com a opção de acompanhamento dela. Dayane revela que o sobrinho Lorenzo adora participar da produção e degustação dos biscoitos, e na casa dela sempre tem um biscoitinho separado pra ele.

Obs: o Brasil está entre os 20 maiores fornecedores globais de mais de 30 tipos de biscoitos, a maior parte deles doces, com destaque para os biscoitos recheados, a categoria mais fabricada no país.

Bolacha ou biscoito, não importa a denominação, os dois são produtos derivados da farinha, e podem ser produzidos com coberturas, recheios e formatos diversos, conquistando os paladares em geral, tanto de crianças e adultos.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile