Paolinelli é indicado ao Nobel

Alysson Paolinelli

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Liderança respeitada internacionalmente por tudo que fez, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli,84 anos, teve sua indicação ao Prêmio Nobel da Paz de 2021 apoiada pelas mais importantes instituições do agronegócio brasileiro.

Seu trabalho à frente do ministério, entre 1974 e 1979, mudou a face da agricultura brasileira ao estruturar a Embrapa, o que possibilitou que o país criasse tecnologia única, moderna e sustentável. Paolinelli liderou a guinada do setor, que tirou o Brasil da condição de importador de alimentos para transformá-lo em um dos maiores produtores mundiais, exportando para mais de 120 países e tendo papel decisivo no combate à fome do planeta. Uma façanha creditada a esse período foi a incorporação ao processo produtivo dos solos pobres dos cerrados. 

Paolinelli é também um entusiasta e incentivador da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), modelo inovador e sustentável que incorpora pastos degradados ao cultivo de grãos e permite uma pecuária de alto desempenho, ampliando substancialmente a produção de alimentos sem promover desmatamento. 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile