Porto de Paranaguá tem aumento de 12% em cargas transportadas em contêineres

Porto de Paranaguá tem aumento de 12% em cargas transportadas em contêineres

Foto: Rodrigo Félix Leal

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

De janeiro a junho deste ano o Porto de Paranaguá transportou cerca de 5,6 milhões de toneladas em contêineres, o que equivale a um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2020, que registrou mais de 2,9 milhões em exportação e aproximadamente 2,5 milhões de toneladas em importação.

 

Exportação

O frango é o produto mais exportado pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), sendo considerado o maior corredor de aves congeladas no mundo. Outros produtos que vem em seguida são: madeira, celulose, papel, carne bovina, carne suína, cortumes, gordura e óleos. Porém o frango representa cerca de 33% de toda a movimentação de contêineres no Porto, ou seja, o Paraná produziu cerca de 80% da carne de ave congelada no primeiro semestre, sendo que os outros 20% estão divididos entre Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo.

Os principais destinos do frango exportado são: China, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e África do Sul.

 

Importação

Os produtos mais importados em contêineres pelo Porto de Paranaguá são os fertilizantes, representando aproximadamente 11% do total dos produtos que chegam no terminal paranaense. No primeiro semestre do ano, foram 225.310 toneladas de produtos desembarcadas em big bags – 15,7% a menos que no ano passado (267.447 toneladas).

Depois dos fertilizantes, outras cargas que mais chegam em contêineres no Porto de Paranaguá são o plástico, produtos químicos orgânicos; máquina, equipamentos e matérias elétricos; reatores, caldeiras e máquinas industriais; produtos siderúrgicos; borracha; produtos diversos da indústria química e papel.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile